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Workshop realizado pela CDL Xanxerê em “Vender mais e melhor” é um sucesso

18 de novembro de 2016 08:41 | Comunidade , Economia , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Workshop realizado pela CDL Xanxerê em “Vender mais e melhor” é um sucesso Workshop realizado pela CDL Xanxerê em “Vender mais e melhor” é um sucesso (Foto: Divulgação)

“Vender mais e melhor” foi tema do workshop promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Xanxerê (CDL), na noite da última quinta-feira (17), no auditório da AEEX. Mais de cem pessoas entre empresários e vendedores acompanharam as explanações do coordenador comercial da FCDL/SC, Valdemir M. da Silva. Um dos assuntos abordados pelo palestrante foi referente à preocupação dos empresários em atender cada vez melhor seus clientes devido à aproximação do fim de ano, na qual as vendas superam todas as demais datas comemorativas do ano.

Conforme Valdemir, a profissão de vendedor é uma das mais antigas do mundo que ainda está em atividade e que isso é algo fantástico. Ele aponta que todos os brasileiros, em especial os empresários, passaram por um longo período que ele considera de ‘vacas gordas’, porém nos últimos dois anos muita coisa mudou com a crise financeira. Agora, além do cliente ser mais exigente em suas compras e na qualidade do produto, Valdemir acredita que o ponto chave é acolher bem as pessoas e manter um bom relacionamento entre as partes.

“Nós passamos por um período de ‘vacas gordas’ por um período de dez anos, onde ficamos mal acostumados e vendíamos a qualquer preço, o importante era faturar. Porém nos últimos dois anos, período das ‘vacas magras’, descobriu-se que só vender não é o suficiente, a empresa precisa ter resultado e lucro. O nosso trabalho aqui hoje é mostrar para o vendedor que o cliente mudou muito e que precisa estar preparado para atender esse cliente do século XXI, muito mais exigente por causa do nível de acesso a informação que se tem”, explica.

Valdemir explica ainda que a palavra cliente vem do latim “cliens” e que significa aquele indivíduo espera proteção do outro e que, apesar de ser uma palavra antiga, mostra a realidade nos dias de hoje.

“Por muito tempo o cliente foi explorado, mas agora ele está mais carente, então quem souber explorar isso, ter essa confiança, atender as necessidades dele, que o enxerga como um ser humano que precisa ser acolhido, vai ter bons resultados, porque se relacionar com o cliente é muito importante e determinante daqui para frente, pois não basta esperar o cliente vir, o vendedor é que precisa ir atrás do cliente”, comenta.

O presidente da CDL de Xanxerê, Fábio Moschetta destaca a importância da palestra principalmente com a aproximação do Natal e avalia como satisfatória a participação expressiva dos empresários e lojistas.

“É uma época que podemos dizer que é a nossa safra, então temos que preparar nossos vendedores e equipe para que o momento em que o cliente entrar na loja tem que ser bem atendido, tem que incentivar uma compra adicional, tem que estender relacionamento para que ele volte depois, porque existe troca, e essa troca é uma oportunidade muito boa para o vendedor oferecer mais alguma coisa, por isso precisamos ter uma equipe preparada. Superamos nossas expectativas, isso mostra o quanto os empresários procurou isso e estão preocupados em atender bem o nosso consumidor”, finaliza.

 

 

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

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