(49) 9 9827.3230

Xanxerê completa 63 anos nesta segunda-feira (27)

26 de fevereiro de 2017 - 08:03 / Comunidade Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Xanxerê completa 63 anos nesta segunda-feira (27) Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Neste dia, 27 de fevereiro, Xanxerê completa 63 anos de emancipação político-administrativo. A Capital estadual do Milho, vem se tornando destaque de desenvolvimento em todos os segmentos. Para tal data, a administração possui diversas atividades de comemoração programadas, todas concentradas no Parque da Femi.

Xanxerê significa na língua indígena Kaigang “campina das cobras” ou “campina da cascavel” – na área há existência de muitas espécies de cobras com predominância da cobra cascavel, por isso do nome. Os primeiros habitantes da região foram os indígenas, mas os principais povos colonizadores foram os italianos e alemães.

Os habitantes de Xanxerê iniciaram um longo processo de emancipação. A vila cresce, principalmente pelo extrativismo das madeireiras, com pinheiros, araucária, existentes em Xanxerê e região. Em 30.12.1953, pela Lei 133, foi criado o município de Xanxerê, desmembrado de Chapecó. Sua instalação oficial deu-se em 27 de fevereiro de 1954, quando um grupo de pessoas compareceu ao Ato, na hoje Rua Victor Konder, em uma simples casa de madeira, assumindo o cargo de Prefeito provisório o professor Teodósio Maurício Wanderley, Inspetor Geral de Ensino do Estado, por designação do então governador Irineu Bornhausen. Em 15 de novembro de 1956 foi instalada a Câmara Municipal de Vereadores e em 05 de junho de 1956 foi instalada a Comarca de Xanxerê.

Para essa data tão importante, o Lance Notícias conversou com xanxerenses que também são aniversariantes deste dia. Eles destacaram o que mais gostam no município:

 

E você, o que mais gosta em Xanxerê?

 

Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário