(49) 9 9827.3230

Xanxerê é o segundo município do Estado com mais focos da dengue

16 de outubro de 2017 - 11:26 / Comunidade Dengue Lance Notícias Xanxerê | Comentários
Xanxerê é o segundo município do Estado com mais focos da dengue Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Desde 2015 Xanxerê está na lista das cidades infestadas por focos do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina. Atualmente, há 734 focos, sendo considerado o segundo município com mais focos de todo o Estado.

O centro e todos os bairros portam focos do mosquito, no decorrer desses anos, alguns deles ficaram livres, porém, desde o início deste ano todos apresentam. O bairro em que mais focos são registrados é o Vista Alegre e segundo a coordenadora do Programa de Combate à dengue do município, Janete Rodrigues, atividades vem sendo realizadas para diminuir esse número.

“Alguns bairros nós temos uma preocupação maior, como o Vista Alegre, Bortolon, Veneza, Centro, São Jorge, Dos Esportes, Nossa Senhora de Lourdes que são os Bairro onde mais tem focos. Nós já fizemos atividades de conscientização nesses locais, em escolas realizando trabalhos com alunos e fizeram o recolhimento de lixo”, ressalta a coordenadora.

Ainda de acordo com Janete o cemitério de Xanxerê recebeu um trabalho intensificado.

“Fizemos um trabalho mais intensificado no cemitério, que era o maior foco gerador e, nas últimas semanas não encontramos mais focos lá. O trabalho que foi feito está dando resultado, está sendo eliminado vasos de plantas que tem nos túmulos, fazendo todo o recolhimento desse material”.

O programa de combate à Dengue no município é realizado durante todo o ano, no inverno para evitar a criação de focos e no verão para combater aos que surgem em virtudes do calor e das chuvas.

Por: Rafaela Forchesatto

Deixe seu comentário