(49) 9 9827.3230

Xanxerê não está incluso na nova etapa do programa Mais Médicos

30 de junho de 2017 - 09:35 / Comunidade Saúde Xanxerê | Comentários
Xanxerê não está incluso na nova etapa do programa Mais Médicos (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Criado em 2013, o programa do Governo Federal Mais Médicos tem o intuito de promover a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), levando médicos para atender em locais onde há a escassez ou a ausência destes profissionais.

Na última semana, o Estado recebeu cerca de 40 médicos em mais uma etapa do programa. Xanxerê, desta vez não irá receber.

Atualmente o município conta com quatro médicos estrangeiros, que atendem nas unidades de saúde dos Bairros dos Esportes, São Romero e Castelo Branco, além do Hélio dos Anjos Ortiz. São médicos do Brasil, de Cuba e da Argentina.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Xanxerê, os médicos cumprem contrato com o Ministério da Saúde e a renovação depende exclusivamente do país de origem.

Desta vez a Secretária de Saúde do município, optou por não receber mais profissionais do programa. E a justificativa se dá em razão do último processo seletivo, que teve a contratação de seis médicos, até hoje, atendendo assim a demanda inicial.

Atualmente, o Ministério da Saúde inseriu ao programa médicos brasileiros, tendo, portanto, menor adesão de médicos estrangeiros.

Santa Catarina possui 218 municípios cadastrados no programa, com um total de 579 vagas, 508 delas preenchidas. Destas 508, 259 são ocupadas por médicos cubanos.

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário