(49) 9 9827.3230

Xanxerê receberá laboratório para análises de larvas do mosquito da dengue em março

2 de fevereiro de 2017 - 07:18 / Comunidade Dengue Variedades Xanxerê | Comentários
Xanxerê receberá laboratório para análises de larvas do mosquito da dengue em março Xanxerê receberá laboratório para análises de larvas do mosquito da dengue em março. (Foto: ASCOM)

 

 

O superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Fabio Gaudenzi, acompanhado do diretor da Vigilância Epidemiológica Eduardo Macário, e do coordenador de projetos estaduais de Controle da Dengue, João Fuck, esteve em Xanxerê na quarta-feira (01), onde participou de reunião na Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê.

A reunião abordou a situação dos 17 municípios atendidos pela Vigilância Epidemiológica da Gerência de Saúde de Xanxerê, com o objetivo de apresentar o cenário e propor ações alternativas de combate ao mosquito Aedes aedypti, vetor da dengue, zika vírus e chicungunya.

“Eles vieram para tentar entender o cenário e propor alternativas para o trabalho desenvolvido no combate ao mosquito.  O que motivou a vinda foi principalmente a situação de risco dos municípios da nossa região”, explicou o Gerente de Saúde, Uilian Cavalheiro.

Dos 17 municípios atendidos pela Gerência, nove estão infestados. Abelardo Luz, Bom Jesus, Coronel Martins, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, São Domingos, Xanxerê e Xaxim estão recebendo acompanhamento especial e atenção redobrada.

A novidade é que a Secretaria de Estado da Saúde vai dispor de quatro novos profissionais para atuar na Vigilância Epidemiológica e fortalecer a equipe que faz o acompanhamento dos municípios. Além disso, Xanxerê receberá um laboratório para análise das larvas do mosquito.

“Atualmente as análises são realizadas em Chapecó. Com o laboratório em Xanxerê vamos conseguir suprir a demanda e proporcionar um atendimento melhor. Vamos preparar o ambiente para receber estes profissionais e um espaço para montar este laboratório”, comenta Uilian e acrescenta que o laboratório deve iniciar as atividades no mês de março bem como a vinda dos profissionais também deve acontecer no referido mês.

Reunião com o município

Durante a manhã, também foi realizada reunião com a Secretária de Saúde do município de Xanxerê, Iara Callfass e com os profissionais da área da saúde. Xanxerê é o maior município da Regional e também está na lista de infestados.

“Foi uma reunião de extrema importância para fortalecer a parceria entre o município e o Estado e ainda fortalecer o compromisso do trabalho no combate ao Aedes aegypti”, enfatizou o Gerente Uilian Cavalheiro.

Nesta quinta-feira, 02, o Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, estará em Chapecó onde se reúne com prefeitos e secretários municipais de saúde da macrorregião Oeste do estado para discutir, reforçar e aprimorar estratégias de prevenção e enfrentamento à dengue, zika e chikungunya que já vem sendo desenvolvidas entre Governo e Prefeituras.

O evento acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Chapecó, a partir das 9h. (Assessoria de Imprensa)

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário