Xanxerense encontra escorpião no Bairro São Pedro

9 de abril de 2018 09:26 | Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerense encontra escorpião no Bairro São Pedro Foto: Francieli Balbinot

 

A Xanxerense Francieli Balbinot externou a sua preocupação nas redes sociais nesse fim de semana, após encontrar um escorpião dentro da sua casa no Bairro São Pedro, em Xanxerê.

A moradora alega que se preocupa, principalmente, por ter dois filhos pequenos e reconhece os perigosos que o escorpião pode oferecer. Ela comenta ainda que deverá acionar a Vigilância Sanitária.

 

Cuidados e sintomas

Para evitar acidentes com o escorpião, devem ser tomados alguns cuidados como: não acumular entulhos como tijolos, telhas e garrafas vazias no fundo do quintal, terrenos baldios ou áreas livres, usar botas e luvas para remover o entulho e o lixo, evitar plantas com muitas folhagens, eliminar insetos, principalmente baratas, o alimento preferido dos escorpiões. É necessário ainda manter o lixo em sacos plásticos sempre dentro de latas fechadas, acabar com buracos e frestas em paredes, janelas, portas, pisos e muros, colocar sacos de areia na soleira das portas e telas nas janelas e ralos, inspecionar panos de chão antes de usá-los e deixá-los sempre pendurados, examinar roupas e calçados antes de vesti-los.

Os principais sintomas causados pela picada dos escorpiões são: dor e amortecimento leve no local da picada (leve), dor intensa, vômitos ocasionais, suor, agitação, taquicardia, hipertensão arterial (moderado) e nos casos mais graves causa vômitos intensos, pulso lento, falta de ar intensa e choque, podendo levar à morte. Em caso de acidente por escorpião, o local da picada deve ser lavado com água e sabão, em seguida deve ser procurada assistência médica, além disso, o animal deve ser capturado com segurança e levado para que seja feita a identificação.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais