Promoção dia dos Pais

Xanxerense recebe prêmio Jovem Pesquisador e representa Universidade em Minas Gerais

19 de outubro de 2016 15:48 | Comunidade , Educação , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerense recebe prêmio Jovem Pesquisador e representa Universidade em Minas Gerais O jovem é acadêmico do curso de Engenharia Ambiental.(Foto:Arquivo Pessoal)

O Xanxerense Vinícius Bernardi Cauvilla, de 22 anos, é o mais novo vencedor da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) da universidade Fronteira Sul de Chapecó. A realização da VI Jornada tem por objetivo promover o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas nas modalidades de Iniciação Científica, de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação nas diversas áreas do conhecimento.

Além de Vinícius, Aldair Weber e Carine Romanini, foram os outros dois acadêmicos vencedores. Sendo assim irão irá representar a universidade em Belo Horizonte, Minas Gerais na Jornada de iniciação científica que ocorrerá em 2017.

Vinícius comenta sobre o projeto apresentado, “o projeto de Pesquisa Hidrologia no Campus Chapecó da UFFS contempla uma parte do projeto aprovado pelo Edital Universal de 2014: Chamada MCTI/CNPq/N 14/2014. Durante a realização do projeto, buscou-se o entendimento dos processos hidrológicos que ocorrem na Bacia Hidrográfica do Rio da Divisa, localizada na UFFS Chapecó. Realizou-se a implantação de um sistema de monitoramento pluviométrico e fluviométrico automáticos, visando a criação de um banco de dados hidrológicos. Após a criação do banco de dados, realizou-se o estudo do tempo de concentração da bacia hidrográfica, bem como a análise das precipitações ocorridas no local. Também, foram realizadas atividades de campo para medição de vazão no rio principal da bacia (Rio da Divisa) por meio do método do molinete hidrométrico. Após as medições de vazão, realizou-se a construção das relações matemáticas da geometria hidráulica para a seção onde está localizada a estação fluviométrica”.

whatsapp-image-2016-10-19-at-15-35-13

Premiação

“De todos os trabalhos apresentados na VI JIC, três bolsistas receberam o prêmio de Jovem Pesquisador. Como eu fui um dos vencedores, ganhei a oportunidade de representar a UFFS e apresentar o projeto de pesquisa na Jornada de iniciação científica que ocorrerá em 2017, na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte”.

Agradecimento

“Gostaria de agradecer primeiramente a minha família pelo apoio incondicional. Agradecer meu orientador Professor Dr. Fernando Grison pela oportunidade e conhecimentos compartilhados. Agradecer meus colegas Edinei Coser, Mateus Debastiani, Mikael Lodi, André Dalla Rosa e Leonardo Batistel, pelo auxílio nas atividades de campo do projeto. Agradecer todos meus amigos e amigas que estavam torcendo, principalmente os formandos da Engenharia Ambiental UFFS 2016/02, pela parceria em todos esses anos de graduação. Por fim, agradecer o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS (PRO-ICT/UFFS) pelo apoio financeiro. Além de parabenizar a professora Dra. Rosilea França que esteve à frente da organização da VI JIC”.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais