Xaxim contabiliza prejuízos após tempestade: mais de 40 residências registraram danos

29 de julho de 2018 08:23 | Clima , região , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xaxim contabiliza prejuízos após tempestade: mais de 40 residências registraram danos Fotos: Luciano Peri/Defesa Civil

Na noite deste sábado (28) uma forte chuva com granizo atingiu o município de Xaxim. O tamanho e quantidade das pedras chamou atenção.

Confira o levantamento da Defesa Civil sobre o fato atendido. “Município de Xaxim foi atingido por fortes ventos e chuva de granizo, atingindo quatro bairros (Santa Terezinha, Ari Lunardi, Guarani e Primavera). Entrega de lonas acontecem no quartel do CBMSC, onde até o momento 42 famílias foram atendidas”, informou próximo da meia-noite.

Ainda conforme os dados, 126 pessoas registraram danos, sendo 42 residências; cinco rolos de lona foram distribuídos.

Servidores da Defesa Civil e do Departamento de Serviços Urbanos estiverem em campo, realizando a limpeza das ruas. O Prefeito Lírio Dagort esteve nos bairros verificando a situação e acompanhando os trabalhos. A Prefeitura de Xaxim orienta aos munícipes que entrem em contato com o Corpo de Bombeiros Militar no telefone 193 em caso de necessidade.

O que aconteceu?

O meteorologista Piter Scheuer explica que foram diversas condições, aliadas, que colaboraram para a tempestade.

As principais forçantes dinâmicas responsáveis pelas tempestades:ondas curtas na média atmosfera; ar quente proveniente da região Amazônica; aproximação de uma frente fria – núcleos de tempestades severas pré-frontais; convergência de umidade na Camada Limite. Estes foram os principais ingredientes para formação das tempestades”, explica.

 

Confira mais:

Forte chuva com granizo atinge a região de Xaxim

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais