De acordo com voluntários envolvidos no resgate, o animal é mais uma vítima do abandono e da falta de políticas efetivas de controle populacional
Um cachorro em situação de abandono foi resgatado na manhã desta quinta-feira (30) após aparecer ferido nas imediações de uma empresa em Xanxerê. O animal apresentava uma grave infecção ao redor do olho, conhecida como bicheira, além de estar visivelmente magro e debilitado.
A empresa acionou ajuda e o cão foi encaminhado para atendimento veterinário, onde passou por exames e iniciou tratamento. Ele também será castrado e ficará disponível para adoção. Até lá, ficará sob os cuidados temporários da própria empresa, que se comprometeu a administrar os cuidados pós-cirúrgicos.
De acordo com voluntários envolvidos no resgate, o animal é mais uma vítima do abandono e da falta de políticas efetivas de controle populacional. A situação tem se agravado no município com o aumento de cadelas e gatas não castradas circulando pelas ruas, o que gera uma nova leva de filhotes expostos à vulnerabilidade.
O caso reforça o apelo para que a população se sensibilize com a causa animal. “Abandono e maus-tratos são crimes e podem gerar multas e processos”, destacam os envolvidos. Mesmo com o atendimento prestado, o destino do cão, como o de muitos outros, ainda é incerto: após o tratamento, ele poderá retornar às ruas.