Com os novos mandados, o total de prisões da operação chega a 216. Nas quatro fases anteriores, realizadas entre agosto de 2023 e fevereiro de 2025
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4), a 5ª fase da Operação “Sodalitas Finis”, com o apoio da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê. A ação cumpriu 43 mandados de prisão preventiva e 51 de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa atuante em diversas cidades de Santa Catarina.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal de Xanxerê e estão sendo executadas simultaneamente em Chapecó, Xanxerê, Lages, Mafra, Ponte Serrada, Abelardo Luz e Faxinal dos Guedes. Esta fase da operação visa desarticular o núcleo de uma organização criminosa responsável por crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos.
Com os novos mandados, o total de prisões da operação chega a 216. Nas quatro fases anteriores, realizadas entre agosto de 2023 e fevereiro de 2025, 173 pessoas foram presas, além da apreensão de armas, drogas e mais de R$ 600 mil em dinheiro.
A ação conta com um efetivo de 315 agentes de segurança, incluindo integrantes do GAECO, policiais civis e militares, policiais penais, bombeiros, policiais científicos e guardas municipais. Também há apoio do BOPE, CORE, SAERFRON e dos núcleos de operações com cães.
As investigações seguem em sigilo. A Operação “Sodalitas Finis”, que significa “o fim do grupo” em latim, é uma resposta coordenada das forças de segurança ao crime organizado em Santa Catarina.