Estudantes criam cartazes sobre pensadoras esquecidas pela história
As turmas da 3ª série da Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, de Xanxerê, estão promovendo uma reflexão importante sobre o papel das mulheres na história da Filosofia. Como parte das atividades da disciplina, os/as estudantes participaram de uma investigação crítica sobre a invisibilização histórica das mulheres filósofas.
O trabalho foi desenvolvido após rodas de conversa sobre temas como etnocentrismo e desigualdade de gênero. A partir dessas discussões, os/as alunos/as exploraram a Enciclopédia Mulheres na Filosofia (IFCH/Unicamp) e escolheram pensadoras para aprofundar suas pesquisas.
Como produto final da atividade, cada grupo elaborou cartazes criativos, informativos e personalizados sobre as filósofas estudadas. O material está sendo exibido na exposição intitulada “Panteão de Filósofas do Costa e Silva”, montada no ambiente escolar.
A ação foi orientada pelo professor de Filosofia Mario Harres e busca ampliar a consciência crítica dos estudantes sobre o apagamento feminino nos campos do conhecimento, além de valorizar a produção intelectual de grandes pensadoras da humanidade.