Saúde

Gabriella Narcizo | 26/09/2025 15:59

26/09/2025 15:59

48404 visualizações

Jovem de 16 anos recebe alta após parada cardíaca e emociona equipe do HRSP em Xanxerê

Natã Pontes ficou nove dias internado após sofrer parada cardíaca em via pública

O jovem Natã Pontes, de 16 anos, recebeu alta hospitalar na tarde da última quarta-feira (24) após nove dias internado no Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê (SC). Ele sofreu uma parada cardíaca no dia 15 de setembro, em via pública, e foi socorrido por bombeiros, equipe do SAMU e um médico que mora próximo ao local. Após atendimento emergencial e diagnóstico de miocardiopatia hipertrófica, Natã passou por um procedimento de implante de CDI (cardiodesfibrilador implantável) e ficou sob cuidados intensivos na UTI do hospital.

A saída do hospital foi marcada por uma cena de comoção e alegria: familiares, amigos e profissionais da saúde o aguardavam com cartazes, balões e aplausos. Os pais, Juliano e Denise Pontes, agradeceram publicamente à equipe do HRSP pelo cuidado e dedicação durante os dias de internação. “Somos imensamente gratos a todos, desde a recepção até a direção do hospital, passando por médicos, enfermeiros, equipe da UTI e colaboradores que cuidaram do Natã com tanto carinho e dedicação”, afirmaram.

O HRSP é referência em Alta Complexidade em Cardiologia para o Grande Oeste Catarinense e possui equipe especializada para o atendimento de casos graves, como o de Natã.

Sobre a miocardiopatia hipertrófica

A cardiologista Daiana Dambroso, coordenadora do Serviço de Cardiologia do HRSP, explica que a miocardiopatia hipertrófica é uma das principais causas de morte súbita em jovens e, muitas vezes, não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. “Após o diagnóstico, é essencial avaliar o risco de morte súbita e definir o melhor tratamento. Em alguns casos, como o do Natã, a indicação é o implante de um CDI, que monitora o coração e, em caso de arritmia grave, aplica um choque elétrico que pode salvar a vida do paciente”, destacou a médica.

O caso de Natã é considerado um exemplo de resposta rápida, atendimento especializado e recuperação bem-sucedida, evidenciando a importância da atenção à saúde cardíaca entre jovens e da estrutura hospitalar preparada para emergências de alta complexidade.

Deixe seu comentário

Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.