Comunidade

Lance Notícias | 27/12/2020 15:53

27/12/2020 15:53

109514 visualizações

Pintor autodidata e com deficiência física faz sucesso com obras de arte

O pintor José Pêri é um exemplo de superação. Portador de deficiência física, ele dedica o tempo a produzir verdadeiras obras de arte que chamam a atenção pelo perfeccionismo dos traços. Filho do casal Atílio e Maria Silvalina Peri, ele reside na comunidade de Lageado Mariano, interior de Piratuba, e a sua obra já cativou […]

Pintor autodidata e com deficiência física faz sucesso com obras de arte Foto: Divulgação

O pintor José Pêri é um exemplo de superação. Portador de deficiência física, ele dedica o tempo a produzir verdadeiras obras de arte que chamam a atenção pelo perfeccionismo dos traços.

Filho do casal Atílio e Maria Silvalina Peri, ele reside na comunidade de Lageado Mariano, interior de Piratuba, e a sua obra já cativou admiradores nos três estados da região sul. José conta que começou a pintar há 12 anos como hobby incentivado pela prima Maria Olivetti Peri, que reside em Joaçaba, e lhe presenteou com uma tela branca, pinceis e tintas.

Peri exercita o dom praticamente todos os dias. No verão são em média seis ou sete horas de dedicação. No inverno são de quatro a cinco horas por dia. Perguntado sobre a obra que mais lhe marcou, José respondeu emocionado: “o quadro dos meus pais”.

O piratubense tem verdadeira paixão pela pintura de telas com gravura de paisagens, mas também gosta de ilustrar utilizando técnicas de abstrato, flores, natureza morta e surrealismo. A pintura de imagens humanas também está entre as suas preferências.

– Às vezes demoro até 20 dias para pintar os quadros de pessoas – revela.

As obras produzidas por ele normalmente são encomendas para presente. A fama se difundiu rapidamente e quadros já foram comercializados para diversas cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A visibilidade do trabalho não lhe tirou a simplicidade:

– Pintar para mim continua sendo um hobby, um passatempo – afirma.

O trabalho desenvolvido por José Peri pode ser visto através das redes sociais, especialmente no Facebook, e as encomendas podem ser feitas por meio do telefone (49) 3553 6633 ou do e- mail joseperipiratuba@gmail.com.

Com informações da Rádio Capinzal

Deixe seu comentário