Lance Notícias | 29/12/2020 14:16

29/12/2020 14:16

324854 visualizações

2020: um ano de desafios e de superação

Estamos vivendo os últimos dias de 2020, nos preparando para receber 2021 e avaliando tudo o que vivemos nos últimos 12 meses.

Concordamos em afirmar que foi um ano diferente, cheio de desafios, perdas, lutas, tristeza, luto, insegurança, incerteza, medos, ansiedade, superação, vitórias, conquistas e tantos outros sentimentos que fica difícil descrever.

Precisamos ser sinceros e afirmar que, para muitos, o ano não termina da forma como gostariam. Famílias ainda vivem o luto pela perda de entes queridos, muitos lutam pela vida em leitos de hospitais e tantos outros estão se reencontrando no meio da “bagunça” deixada pelos acontecimentos de 2020.

Mas, de tudo, 2020 foi somente ruim?

Jamais!

2020 nos ensinou a sermos fortes, nos deu inúmeras oportunidades para demonstrarmos e desenvolvermos valores como empatia e solidariedade. Nos mostrou que crises são importantes e fundamentais, pois nos fazem perceber todos os problemas deixados de lado e que precisam ser resolvidos. 2020 também nos mostrou o quanto nossa saúde mental, emocional e física é importante.

Mas, muito além de todas essas lições, 2020 nos mostrou que a vida nos cobra e ela não nos poupa!

Vi pais se reaproximando de seus filhos. Vi filhos se reaproximando de seus pais. Vi pessoas enfrentando medos guardados há anos. Vi muitos cuidando da saúde emocional, aprendendo sobre suas emoções e outros tantos iniciando alguma atividade física.

Vi o pó que estava guardado debaixo do tapete ir para o meio da sala novamente e é olhando, obrigatoriamente, para a sujeira que fomos convidados a limpá-la e faxinas não são tão fáceis ou tão simples. Houveram términos e houveram inícios. Ciclos encerrados e ciclos iniciados.

2020 foi o ano que nos mostrou o valor das pessoas na nossa vida e nos mostrou o valor das coisas essenciais que devem ser regadas e cuidadas diariamente.

2020 nos jogou para dentro de nós mesmos e exigiu mudança.

Entendeu porque eu disse que a vida cobra?

Não dá para deixar para depois, porque o depois chega.

Sentimentos e emoções são como guias que nos indicam quando há algo de errado. Prestar atenção neles ao invés de fugir nos traz resultados positivos.

Então, 2020 não foi somente ruim. 2020 foi importante e fundamental, com seus altos e baixos desafiadores. Terminamos um ano incrível. Talvez não terminamos da forma como idealizamos, mas terminamos da melhor forma que podemos – e o nosso melhor deve ser sempre valorizado.

Que as lições de 2020 sirvam como guias para os passos que serão trilhados em 2021.

Boas festas e prosperidade para 2021!

Fabiane Padova
Psicóloga Clínica – CRP12/16382
Instagram: @psic.fabianepadova
(49)9 9999-9339

Deixe seu comentário