Lance Notícias | 20/10/2020 08:08

20/10/2020 08:08

125908 visualizações

5 dicas práticas para manter sua saúde mental em dia e ter mais qualidade de vida

Como falamos no texto anterior, saúde mental não é apenas a ausência de transtorno mental.

O conceito de saúde mental está relacionado a harmonia nas emoções, pensamentos e comportamentos, ou seja, há um conjunto de fatores que interferem negativa e/ou positivamente.

Viver em um mundo que está em constante mudança e que exige rápida adaptação desafia quem busca qualidade de vida e saúde mental. Estar em equilíbrio emocional tem se tornado algo cada vez mais difícil.

Difícil sim, impossível não. Com algumas alterações na vida diária é possível obter bons resultados.

Pensando nisso, a lista a seguir foi criada com o intuito de contribuir com uma vida mais saudável. São 5 dicas práticas para começar hoje mesmo e viver os resultados de uma vida mais feliz.

  1. Boa gestão de tempo: Não há metas atingidas sem boa gestão do tempo. Muitos costumam culpar a falta de tempo ou a correria, porém, o grande vilão é o mau uso do tempo. Não dedicar tempo para atividades importantes gera frustração e tristeza. Aqui a dica é clara, listar tarefas, listar prioridades e ter disciplina.

 

  1. Prática de atividades físicas regulares: Nosso corpo foi feito para o movimento. Não movimentá-lo significa descuidar e “dar brecha”para o adoecimento. Além disso, a atividade física proporciona sensação de prazer e bem-estar que agem diretamente na melhora da saúde mental.

 

 

  1. Momentos de lazer: Indispensáveis e fundamentais para uma vida feliz. Até mesmo quem ama trabalhar precisa desligar um pouco da rotina laboral. Aqui vale se conhecer e buscar realizar atividades prazerosas.

 

  1. Boa noite de sono: você sabe quantas horas de sono precisa dormir? Cada indivíduo tem uma necessidade e, novamente, é necessário se conhecer para saber quantas horas são necessárias para que seu corpo e sua mente estejam bem descansados. O sono relaxa corpo e mente e uma noite de sono mal dormida é o suficiente para sabermos dos prejuízos no dia seguinte, não é mesmo?

 

  1. Psicoterapia: o psicólogo é o profissional que pode te ajudar quando você sentir dificuldade em lidar com emoções, sentimentos, crises de vida e frustrações em todas as áreas da vida. Não é preciso haver uma doença mental para procurar esse serviço.

 

As dicas acima são apenas algumas das muitas que podem ser acrescentadas no nosso dia-a-dia. Comece hoje a colocá-las em prática e aproveite os benefícios que ter saúde mental e equilíbrio emocional podem proporcionar.

Se permita viver uma vida mais feliz!

Para mais dicas, acesse @psic.fabianepadova.

 

Fabiane Padova

Psicóloga Clínica

CRP 12/16382

 

Deixe seu comentário