A importância da leitura na construção do indivíduo na sociedade

25 de maio de 2016 13:46 | UNOESC na Comunidade
A importância da leitura na construção do indivíduo na sociedade

 

Débora Pereira de Camargo

Leitura, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa[1], é: 1. Ato de decifrar signos gráficos que traduzem a linguagem oral; arte de ler. […] 3. Maneira de compreender, de interpretar um texto, uma mensagem, um acontecimento. E ainda, segundo alguns autores, capacidade de atribuir significado, conseguir relacionar um texto a outro texto, além disso, posicionar-se sobre o que foi lido.

Assim, o próprio conceito de leitura, nos faz perceber o quanto ela é parte importante na vida em sociedade e extremamente essencial na construção do sujeito. Diante disso, a leitura é capaz de influenciar no modo de agir, pensar e falar do indivíduo.

Por conseguinte, ler amplia o vocabulário e torna-nos mais ativos no mundo das palavras, pois, passamos a conhecê-las bem como a seus significados. Consequentemente, tornamo-nos capazes de fazer o usos delas, com consciência e adaptando-as conforme o ambiente em que estamos inseridos.

Ademais, a leitura pode transmutar, aperfeiçoar culturalmente e socialmente o homem. Não podemos entender e sermos entendidos se não soubermos utilizar a comunicação adequadamente. Logo, a leitura auxilia-nos nesse quesito, tornando-nos aptos a entendermos e a sermos entendidos por nosso interlocutor/locutor.

A leitura desenvolve a nossa capacidade de questionar, visto que estimula o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Dessa forma, fazendo-nos pensar, refletir e perguntarmo-nos se tudo que nos é apresentado é o melhor, o correto,  o desejável. Por certo, contribuindo para sermos cidadãos mais bem informados, participativos e críticos na sociedade.

Outrossim, a leitura traz-nos entendimento, de diferentes assuntos, coloca-nos em contato com as mais variadas culturas e pode auxiliar-nos a compreender melhor o outro. Em vista disso, passamos a lidar melhor com o outro e a praticarmos a alteridade.

Destarte,  ler pode propiciar vultosa bagagem de conhecimentos, pois, com o hábito da leitura podemos falar e escrever melhor, temos acesso ao conhecimento da história da humanidade e respostas para muitos dos questionamentos que vão surgindo, pela vontade do saber, que nascem junto com gosto pela leitura. Isso posto, o conhecimento adquirido no decorrer da leitura permite ao indivíduo desenvolver seu texto, seja escrito ou falado, com mais habilidade, propriedade e segurança.

Em suma, a leitura enriquece a vida humana, traz significado, eleva saberes, amplia, modifica nossa visão de mundo e diverte-nos. Pelo exposto, como cidadãos preocupados com o futuro da sociedade devemos, cada vez mais cedo, dar atenção especial às crianças e inserir o hábito da leitura na vida delas desde tenra idade, para buscar bons resultados no futuro. Assim,  contribuiremos para fomentar a edificação de  indivíduos críticos, participativos, que primeiro compreendam bem para depois poderem criticar, opinar, enfrentar, conviver, conhecer e modificar a vida em sociedade.

(A autora é acadêmica do curso de Letras da Unoesc Xanxerê. Texto elaborado sob a orientação da Profª Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset.)

[1] HOUAISS, Antônio, VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais