A Nossa Homenagem: Julio Olimpio Tortatto

2 de abril de 2016 08:46 | Rogério Côlvero
A Nossa Homenagem: Julio Olimpio Tortatto

Júlio Olímpio Tortatto nasceu em 10 de janeiro de 1902 na cidade de União da Vitória (PR), filho de André Tortatto e Regina Tortatto.  Ainda jovem foi residir em Herval do Oeste e, aos 24 anos de idade, em 1926, casou-se com Maria Luiza Trevisan. O casal teve nove filhos: Alfeu, Albertina, Dirceu, Didi, Levi, Alvir, Nanci, Odete e Solange. Teve 16 netos e 8 bisnetos.

Mudou-se para o então distrito de Xanxerê em 1941, vindo a exercer o cargo de Coletor Estadual, residindo depois em Chapecó(SC). Mais tarde, retornou para Xanxerê assumindo a Coletoria Estadual e permanecendo também como funcionário público federal. Posteriormente foi nomeado para o quadro de funcionários da empresa de Correios e Telégrafos de Xanxerê onde trabalhou até se aposentar.

Apaixonado pelas artes e pela cultura, Tortatto foi um dos fundadores do Clube Cultural Recreativo Xanxerense e trouxe para Xanxerê seu primeiro cinema, exibindo sessões cinematográficas  no antigo prédio do Clube. Mais tarde construiu um novo salão para o cinema, no centro da cidade. No ano de 1956, quando Xanxerê já se tornara município, vendeu o cinema para os irmãos Tonial.

Um dos desbravadores desta terra, cidadão de espírito participativo e determinado, foi um dos principais artífices do movimento em prol da emancipação de Xanxerê tendo participado ativamente deste movimento que deu início ao crescimento e desenvolvimento desta terra.

O seu espírito desportivo o levou a contribuir para que Xanxerê tivesse um dos principais e mais importantes clubes esportivos de sua história – o Tabajara Futebol Clube – do qual foi um dos fundadores e colaboradores.

Tomado de profundo gosto pela política foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Partido Social Democrático-PSD, de Xanxerê. Nas eleições municipais de 3 de outubro de 1954, as primeiras eleições do município, candidatou-se a vereador tendo sido eleito, integrando desta forma a primeira Legislatura no período de 1954/1958.

De vocação e doutrina espírita, Tortatto fundou o Centro Espírita Lar de Jesus, cuja instituição atravessou a história do município, encontrando-se em pleno funcionamento até hoje, atendendo atualmente pela denominação de Sociedade Espírita Lar de Jesus.

Faleceu em 5 de outubro de 1968, aos 66 anos de idade, deixando uma importante contribuição à história política e social de Xanxerê. As nossas homenagens póstumas ao cidadão Julio Olimpio Tortatto e a seus familiares que aqui residem.

As notícias

JORGE BORNHAUSEN, falou a imprensa e disse: “O governo do PT acabou. Estamos em contagem regressiva para o final. A expectativa agora é para que o vice Michel Temer assuma e constitua um ministério ético e de altíssima competência para recolocar o país nos trilhos, porque hoje estamos desgovernados. É preciso que se construa uma ponte para o futuro. Se o Temer fizer isso, terá sucesso nesta transição”.

Vergonha  – Realmente é vergonhosa a declaração do presidente do PP, Senador Ciro Nogueira: “o meu partido quer mesmo é ser governo e quer ministérios, seja com Dilma ou com Temer”.

Salários= aumento – Apesar de toda a crise econômica os servidores municipais de Xanxerê foram contemplados com a aprovação da Lei que concede 10,36% de reposição salarial. Detalhe:  não foi dito se os 10,36% serão pagos à vista ou em suáveis parcelas…

Bonitos na foto – O deputado federal Pedro Uczai (PT) e a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), catarinenses de boa índole, mostrando-se bem posicionados em apoio a presidente Dilma, ao Lula e contra o impeachment, nas manifestações de Brasília. A foto foi postada na rede.

Merísio sai e entra quem? – O deputado estadual Gelson Merísio (PSD), atual presidente da Assembleia Legislativa, deixa o cargo em 2018. Como sucessores, podem ser, Silvio Dreveck (PP) por um ano e Marcos Vieira (PSDB) por outro ano. O PMDB vai tentar com o deputado Aldo Schneider.

FALA POVO

“A gente quando sai pelas ruas tem que cuidar das cores das roupas que veste – o vermelho é contra o impeachment e o verde/amarelo é a favor. Evite brigas…”

“O povo que mora em Curitiba ri à toa. Depois que Lula usou a expressão “República de Curitiba” o povo de lá diz com orgulho ser da “República de Curitiba”.

“A contagem dos votos: 346 a favor do impeachment e contra, gira em torno de 130 a 150. São dados publicados no jornal Estado de São Paulo.”

Seu Rogério põe aí que – nós,todos os eleitores somos uns bobalhões, uns trouxas quando votamos nesses deputados sem vergonha na cara, seja de qualquer partido. É preciso saber votar. ( G.T.A.)

– “Viu só, o Alexandre Garcia falou que os viajantes manifestantes ganham de R$ 80 a R$ 300 mais o lanche para gritar na Praça em Brasília a favor de Dilma. Gente de ônibus, gente de avião. Pergunta aí, da onde vem o dinheiro ?  da Odebrech?”

– Os servidores municipais de Xanxerê estão felizes com o prefeito Miri e com os vereadores que aprovaram 10,36% de aumento nos salários.

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais