Acadêmicos conhecem Complexo Eólico de Água Doce

5 de julho de 2016 09:10 | UNOESC na Comunidade
Acadêmicos conhecem Complexo Eólico de Água Doce

 

Os acadêmicos da 9ª fase do curso de Engenharia Florestal, da Unoesc Xanxerê, visitaram o Complexo Eólico e a Vinícola Villaggio Grando (premiada nacional e internacionalmente pelos vinhos de altitude), em Água Doce (SC). A atividade integrou o componente curricular Gestão dos Recursos Naturais Renováveis, ministrado pela professora Caciara Maciel.

A viagem de estudos teve por finalidade conhecer uma das principais fontes de energia limpa atualmente — a eólica —, a qual utiliza o vento como combustível. Segundo a professora Caciara, a energia eólica está entre as principais fontes renováveis do Brasil.

“A possibilidade de os acadêmicos conhecerem as estruturas do Complexo Eólico e o funcionamento dos aerogeradores ressalta a importância de realizar viagens técnicas, complementares às aulas teóricas”, explica.

Em sua avaliação, a visita foi muito proveitosa, pois o Parque Eólico, além de desempenhar a função de gerar energia limpa, também atua como um ponto de ecoturismo que atrai muitos visitantes.

“Ao mesmo tempo, pudemos observar a grandiosidade e as curiosidades da geração de energia através dos aerogeradores e curtir a belíssima paisagem natural por baixo das gigantescas torres, aliando conhecimento e diversão”, justifica.

Na avaliação da acadêmica Maria Cenci, uma das participantes da viagem, conhecer o Complexo Eólico trouxe contribuições positivas em sua formação pessoal e profissional.

 

Capital da Energia Eólica

O município de Água Doce é reconhecido como a Capital Catarinense da Energia Eólica, por abrigar o maior conjunto eólico do estado de Santa Catarina, composto por 109 aerogeradores.

A atividade de ecoturismo desenvolvida no município respeita e preserva o equilíbrio do meio ambiente, fomentando a educação ambiental e o turismo ecológico.

Matéria EFL (3)

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais