Acadêmicos de Design vivenciam experiência educativa e cultural na Argentina

4 de julho de 2016 14:41 | UNOESC na Comunidade
Acadêmicos de Design vivenciam experiência educativa e cultural na Argentina

 

 O curso de Design, da Unoesc Xanxerê, realizou intercâmbio na Argentina. A viagem, que ocorreu no período de 23 a 25 de junho, envolveu os acadêmicos da 7ª fase do curso, durante a Atividade Curricular Complementar ministrada pela professora Jamile Fagundes Martins.

Assim, durante os três dias de viagem, os acadêmicos, que foram também acompanhados pelos professores Walter Strobel e Karina Tissiani, participaram de três atividades na Universidade de Cuenca de La Plata (UCP), na província de Corrientes (capital).

Inicialmente, eles estudaram os fundamentos teóricos sobre tipografia, ministrados pela professora Luciana Ramirez. Depois, realizaram interferências em tipografia. Por fim, em equipes, desenvolveram um cartaz e um fanzine baseados no tema do livro Manual de Instruções, de Julio Cortázar.

Além dos estudos, os visitantes fizeram city tour pela cidade de Corrientes, conhecendo obras arquitetônicas e a história da cidade, e encerraram a viagem com almoço no local histórico de Paso de La Patria.

Entrar em contato com outras realidades

Segundo o professor Walter, a viagem objetivou fortalecer laços de intercâmbio, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, com a universidade argentina, além de conhecer outra cultura, outro idioma e vivenciar experiências internacionais.

Na avaliação da professora Karina, a viagem foi válida tanto no aspecto teórico quanto no prático e cultural.

“Essa foi uma experiência que a Universidade possibilita de o acadêmico entrar em contato com outras realidades vinculadas à área de atuação. Nesse aspecto, sentimo-nos muito bem acolhidos na UCP”, analisa.

Já para a acadêmica Jéssica Giacomelli, a viagem de estudos e o curso ministrado proporcionaram vivenciar uma experiência nova.

“Isso possibilita o aprofundamento em um assunto pouco abordado em nosso curso e que auxiliará no desenvolvimento de materiais gráficos no meio acadêmico e profissional”, observa.

No próximo semestre, a intenção é de o curso de Design de Xanxerê receber uma turma de Diseño Grafico (curso equivalente) da UCP.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais