Lance Notícias | 11/05/2020 17:30

11/05/2020 17:30

236003 visualizações

Ansiedade Normal X Ansiedade Patológica

 

 

Sentir ansiedade é normal, sabia?

 

Vocês já ouviram a famosa frase de Paracelso (médico e físico do século XVI): “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.”?

Pois bem, a mesma teoria se aplica aos quadros de ansiedade. O que diferencia o normal e o patológico (doença) é a intensidade e a duração.

Por exemplo: é super normal ficar ansioso antes de algum evento importante ou de alguma apresentação de trabalho. Ou então, imagina realizar a viagem dos sonhos e não ficar ansioso para tal. Quase impossível, não é?

 

A ansiedade é um sentimento normal na vida de todos nós. Porém quando entra em um nível preocupante é hora de buscar tratamento.

 Mas como saber se a ansiedade passou do limite considerado normal?

Em situações normais os sintomas da ansiedade são fracos, pouco frequentes e de curta duração. São provocados por algum estímulo externo e é uma reação adequada do organismo. Além disso, não causam prejuízos sociais e prejuízos no funcionamento psíquico.

A ansiedade como doença é caracterizada por ser intensa, frequente e de longa duração. Geralmente não tem estímulo externo que a justifique, além de causar grande sofrimento. Possui agravantes como preocupação e medo excessivos por eventos que, provavelmente, nunca ocorram.

Quando isso acontece, a ansiedade é considerada um transtorno mental.

 

Como transtorno mental, a ansiedade tem tratamento e é possível ter controle sobre ela.

Para facilitar, listei algumas “situações vermelhas” que indicam que o seu quadro de ansiedade passou do considerado normal, são elas:

  • A ansiedade te paralisa: os sintomas te paralisam, ocupam grande parte do seu tempo, diminuem seu rendimento ou faz você desperdiçar o seu potencial.
  • Traz limitações a sua vida diária: essa é a melhor forma de reconhecer se a ansiedade passou do limite. Fique atento caso você perceber limitações na sua vida social (deixar de frequentar locais, por ex.) ou sentir dificuldade nos seus relacionamentos afetivos.
  • Gera sofrimento e incapacidade: a ansiedade costuma causar grande sofrimento em diversas áreas da vida, como estudos, profissão e outras atividades que você realiza. Nesse caso, é hora de procurar tratamento.
  • Difícil de controlar sozinho: esse é mais um dos sinais da ansiedade patológica. É muito difícil controlar os sintomas sozinho, por isso, não deixe de procurar ajuda profissional.

 

Identificou algum dos sinais acima?

Se você identificou algum ou vários dos sinais acima, saiba que é hora de procurar um psicólogo.

A ansiedade tira o prazer da vida diária, é como se todas as situações e eventos da vida se tornassem um “peso”. Está na hora de mudar isso e viver de forma mais PLENA e FELIZ.

Estudos comprovam que a psicoterapia é o tratamento mais adequado para a ansiedade. Em alguns casos pode ser combinada com tratamento medicamentoso prescrito por médico.

No tratamento da ansiedade, o psicólogo auxilia na identificação dos fatores desencadeadores da ansiedade, ensina técnicas de controle, encoraja um novo repertório de comportamentos, incentiva o enfrentamento das situações e propõe uma compreensão mais ampla do significado dos sintomas.

Como resultado, você aprende a identificar e lidar de forma mais adequada às situações e recupera BEM-ESTAR e QUALIDADE DE VIDA. Além disso, passa a ser protagonista das suas escolhas, tendo mais AUTOESTIMA e AUTOCONFIANÇA.

 

 

 

Fabiane Padova

Psicóloga Clínica

@psic.fabianepadova

(49) 9 9999-9339

Deixe seu comentário