Apoio da Unoesc Xanxerê ao Clube de Basquete de Xaxim já começa a obter resultados

6 de junho de 2016 15:53 | UNOESC na Comunidade
Apoio da Unoesc Xanxerê ao Clube de Basquete de Xaxim já começa a obter resultados

 

Em sua missão de “formar pessoas, produzir conhecimento e oferecer extensão e serviços, promovendo o desenvolvimento institucional e regional”, a Unoesc também apoia iniciativas esportivas. Nesse aspecto, o campusde Xanxerê está apoiando o Clube de Basquete de Xaxim, e a parceria tem gerado expressivos resultados.

O Clube de Basquete de Xaxim foi criado, no município vizinho, há 17 anos. Em fevereiro deste ano, o coordenador do Clube, professor Ivan Atolini, procurou os dirigentes do campus local para firmar a parceria — efetivada através de bolsa de estudo a atletas daquela associação.

Na avaliação do professor Ivan, é fundamental uma Instituição de Ensino Superior apoiar uma associação esportiva.

“Essa parceria é de suma importância, pois, graças a ela, conseguimos trazer de volta para atuar em casa o atleta Heitor Atolini Neto, atleta da Seleção Brasileira de Base, campeão dos JASC 2015 pela cidade de Brusque, com experiência no exterior (EUA) e convocado para a Seleção Brasileira de 3×3 para o Campeonato Sul-Americano Universitário, onde representará a Unoesc. Esse atleta foi revelado pelas categorias de base do Clube de Basquete de Xaxim e agora servirá de espelho para muitos garotos que desejam seguir a carreira na modalidade”, analisa.

Para o professor, apoios como este possibilitam que os atletas sonhem em dar continuidade aos estudos, já que a vida de atleta não é muito longa.

“É importante que os atletas pensem a pós-carreira, tendo uma formação acadêmica, ainda mais se for por uma grande instituição como é a Unoesc”, afirma.

Parceria que já rende bons frutos

O Clube de Basquete de Xaxim, desde a parceria firmada com a Unoesc, já vem colhendo bons resultados.

Em março, por exemplo, sagrou-se campeão do Primeiro Torneio Adulto Masculino, realizado em Chapecó; depois, em abril, foi campeão do Segundo Torneio Adulto Masculino, em São Miguel do Oeste; e, no mês passado, venceu o I Desafio Paraná/Santa Catarina, em Xaxim.

“Neste ano, a nova equipe, patrocinada pela Unoesc Xanxerê, jogou 11 jogos e venceu todos”, ressalta o coordenador.

E os próximos desafios do Clube já estão marcados. Nas categorias sub-13 e sub-12, masculino e feminino, participará do Campeonato Estadual e das competições da Liga Oeste de Basquete. Já, com a equipe adulta, disputará a Copa Santa Catarina, o Campeonato Estadual e os Jogos Abertos (fase regional) — e, classificando, participará também da fase estadual.

Rotina de treinos

Os atletas do Clube, tanto da equipe adulta como das categorias de base, treinam diariamente no ginásio de esportes Pedro Ivo Campos, em Xaxim. Além disso, os atletas da equipe adulta fazem reforço muscular em academia, tem acompanhamento com um nutricionista esportivo e contam com o trabalho de uma fisioterapeuta, para exercícios preventivos e tratamento de lesões.

Formação para a vida

O professor Ivan Atolini é egresso do curso de Licenciatura em Educação Física da Unoesc Xanxerê. Para ele, uma das decisões mais importantes que tomou na vida foi graduar-se no curso.

“Avalio minha formação antes e depois da licenciatura cursada na Unoesc Xanxerê. Antes, tinha muitos sonhos, e vários deles já se realizaram ainda durante o curso. E, graças à Unoesc e seus professores e ao convívio com grandes colegas, a cada semestre que passava, eu me apaixonava ainda mais pela profissão. Isso me forneceu base para alcançar sucesso na carreira profissional, seja como empresário, como docente do ensino superior e, agora, com este projeto audacioso de uma equipe de basquete profissional”, reflete.

Em seu ponto de vista, a Educação Física, seja bacharelado ou licenciatura, é uma ótima carreira a ser seguida, com vasto campo de trabalho.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais