Arquitetura e Urbanismo apresenta projetos em seminário regional da área

19 de agosto de 2016 14:40 | UNOESC na Comunidade
Arquitetura e Urbanismo apresenta projetos em seminário regional da área

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc Xanxerê, apresentou dois projetos no 3° Seminário Regional de Arquitetura, ocorrido em Itá (SC) no último final de semana. Um dos projetos, na área de extensão comunitária, envolve o patrimônio histórico, artístico e arquitetônico daquele município, e o outro, uma proposta de um centro de eventos para o mesmo município.

As acadêmicas Gisele Gubert, Glaucia Fontanive, Poliana Maria Gregolin, Priscila Kosinski e Vanessa Mara Zandonai, além do professor Anderson Saccol Ferreira (orientador), apresentaram o projeto de extensão comunitária, destacando os instrumentos de proteção e as estruturas de caráter arqueológico, tendo como foco o patrimônio integrado por todos os bens materiais e imateriais a que a sociedade atribui valores significativos de interesse histórico, arquitetônico, artístico e cultural.

Além disso, na oportunidade, abordaram também a proposta do município de possuir uma lei que possa conservar o patrimônio histórico, artístico e arquitetônico e preservar a arquitetura típica do município.

Na outra apresentação, o acadêmico Lucas Goularte tratou da proposta de um Centro de Eventos para o município. Em sua exposição, o acadêmico abordou o conceito arquitetônico do projeto, inspirado nas asas de uma borboleta — a escolha desse inseto ocorreu por conta das riquezas da fauna e flora locais.

“Apesar de ser um inseto, palavra essa negativa ao olhar de muitos, as borboletas são carregadas de informações positivas, além de ser um dos insetos mais belos que existem”, justificou o acadêmico.

Ainda segundo ele, a função do Centro Cultural Casulo (que remete ao conceito, pois ele é o local onde ocorre a transformação) é proporcionar cultura e conhecimento à população.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais