Capacitação em Biossegurança ocorre no campus de Xanxerê

3 de agosto de 2016 09:52 | UNOESC na Comunidade
Capacitação em Biossegurança ocorre no campus de Xanxerê

 

A Unoesc Xanxerê realizou, na última sexta-feira (29), uma Capacitação em Biossegurança. O evento, promovido pela Comissão Interna de Biossegurança (CBio), objetivou capacitar os participantes em relação às normas de biossegurança, para prevenir, controlar, reduzir ou eliminar os riscos inerentes a atividades de ensino e pesquisa que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente.

Nesse sentido, a capacitação envolveu professores e acadêmicos que desenvolvem atividades em laboratórios e clínicas, além de técnicos de laboratório, dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Bioenergética, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Na oportunidade, a presidente da CBio da Unoesc, professora Márcia Terezinha da Rocha Restelatto, e a técnica em engenharia de segurança do trabalho Cheila Patricia Zarpelon trataram sobre os tipos de riscos, sua avaliação e classificação, abordando também a segurança na utilização de equipamentos de laboratório. Complementarmente, explicaram sobre boas práticas de laboratório envolvendo plano de emergência, desinfecção e esterilização, pontos de controle e plano de gerenciamento de resíduos.

Na avaliação do membro titular da CBio, professora Graciele Barbieri, a capacitação atingiu seus objetivos.

“Todos puderam recordar as normas de biossegurança para aplicar em suas atividades. Como as normas sempre estão em atualização, precisamos redefinir algumas ações no sentido de prevenir riscos aos usuários dos laboratórios e clínicas”, analisa.

A capacitação terá uma segunda etapa, em data próxima, envolvendo a ética no uso de animais.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais