Carne suína para a Coréia

13 de julho de 2016 07:49 | Rogério Côlvero
Carne suína para a Coréia

O acordo que Santa Catarina fechou com a Coréia do Sul para a venda de carne suína gira em torno de R$ 108 milhões que é uma boa notícia para os suinocultores da base produtiva do Oeste. O presidente da Aurora Alimentos, Mario Lanznaster prevê que a partir de outubro SC comece a exportar e acredita que de início, serão embarcadas de 15 a 30 contêineres até o fim do ano.

A carne suína catarinense

No mundo, quem compra a carne suína produzida em Santa Catarina, principalmente na grande região Oeste: Rússia 37,8; China 15; Hong Kong 10,7; Chile 7,7; Cingapura 5,6; Argentina 2,7; Emirados Árabes 1,8; Angola 2,8; Uruguai 1,7; Japão 0,5; Geórgia 0,5; – volume em mil toneladas. E agora a Coréia do Sul 33 mil toneladas. Quer dizer, praticamente o mundo está pondo na mesa a carne suína produzida em nossa região.

Dinheiro para as Olimpíadas

O custo estima de R$ 39 bilhões. Os brasileiros começam a questionar esse valor depois de vivenciar o legado deixado pela Copa do Mundo com as obras inacabadas e estádios abandonados. Quem sabe, também, com a dúvida se houve ou não o “jogo da propina”.

Aqui não falta alimentos

Um jogador de Basquete cubano contratado para jogar numa equipe brasileira, depois que chegou foi a um supermercado. Quando viu tudo aquilo nas prateleiras ficou emocionado – se ajoelhou e agradeceu a Deus. Disse nunca ter visto tanta comida. Este fato que narrou foi o comentarista Alexandre Garcia.  E esta eu vi, um casal de haitianos com um bebê no carrinho, dentro de um supermercado da cidade, numa alegria de emocionar, diante de tanto alimento exposto. Tentei um diálogo e pude entender a felicidade de estar vivendo e trabalhando aqui em Xanxerê, no Brasil.

Nossos políticos

Aumentou a atenção em torno das candidaturas de Leandro Vigo (PR), de Adenilso Biasus (PMDB) e do professor Alessandro Antonioli (PT) depois que o ex-prefeito Avelino Menegolla (PSD) foi anunciado como pré-candidato.  Nota-se que o povo quer nomes novos, gente diferente na disputa e por isto, observa-se que Avelino vai ter que apurar o passo e oferecer algo que em seus oito anos de mandato não tenha feito – com um detalhe – ter muito cuidado com as promessas. O povo já cansou daquela “vou acabar com as brigas políticas para fazer Xanxerê crescer”, este papo é considerado coisa do passado, coisa dos antigos. E ter muito cuidado com as promessas. E não afirmar que veio para “pagar” as contas do prefeito anterior.  A inteligência e competência de Vigo, Biasus e Alessandro já têm comentários muito favoráveis a eles o que não aconteceu com Avelino.

FALA POVO

“ Não há dúvidas, excelente empresário e boa pessoa – mas como prefeito Avelino já deu o que tinha que dar”.

“ TRE-SC garante que vai investigar transferências irregulares de títulos eleitorais. Sim, acreditamos.”

“ Agora, os nossos porquinhos também na mesa do povo da Coréia do Sul. Quero ver o dia em que descobrirem o torresmo, a copa, o bom salame… não vai sobrar nada!”

“O meu amigo Gelder Bavaresco- presidente do PSD local – estava com uma aparente tristeza quando lançaram o Tio Ave para prefeito. O Miri então, nem se fala”.

“ Olha meu caro, churrasqueiro temos bastante”. (L.T.)

“Estão felizes os companheiros de churrasquinho, pinguinha, polentinha, mandioca com bacon, festinha aqui e ali…” (A.G.S.)

“Gostaria de ver no futuro um debate entre os candidatos a prefeito de Xanxerê. Aquele mais fraco, paga para não acontecer o tal debate”. ( L.P.)


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais