Lance Notícias | 21/03/2020 16:19

21/03/2020 16:19

125895 visualizações

Coluna 1 Bilhete: 5 dicas para combater a ansiedade na quarentena

O isolamento social obrigatório devido a pandemia do COVID-19 pode fragilizar nosso estado emocional, exigindo uma rápida resposta de adaptação. Esse período adaptativo tende a provocar respostas fisiológicas e emocionais negativas, como a ansiedade. Por isso, selecionamos 5 dicas valiosas para combater a ansiedade e enfrentar esse período delicado. São elas: criar uma rotina com horários e atividades definidos, praticar atividades físicas, fazer exercícios de respiração, evitar o excesso de informações e fazer atividades prazerosas. De maneira geral devemos diminuir os estímulos que provocam a ansiedade (ver muitas notícias sobre a pandemia, por exemplo) e aumentar a frequência de estímulos que provocam bem-estar (assistir, ler ou jogar, por exemplo).

 

  1. Criar rotina. Dentre todas as sugestões, acredito que essa é a mais importante e eficaz, pois estipular horários e definir atividades vão fazer seu corpo e mente entrar em sintonia, evitando desgastes e muitas horas “sem fazer nada”. É importante mesclar atividades que exigem energia mental, como ler e assistir, com atividades que exigem força física, como faxina e exercícios físicos.

 

  1. Praticar atividades físicas. Atividades físicas são extremamente importantes no combate a ansiedade, pois estimulam a circulação sanguínea, fazendo com que o corpo fique mais ativo. Além disso, a liberação de serotonina, também conhecida como neurotransmissor da felicidade, provocada pela prática de atividades físicas desenvolve sensação de bem-estar. Vários educadores físicos estão disponibilizando, de forma gratuita, tutoriais e séries de exercícios para fazer em casa, vale a pena conferir.

 

  1. Fazer exercícios de respiração. Além de ocupar nosso tempo, os exercícios de respiração reduzem a tensão muscular e a ansiedade, também promovem sensação de bem-estar e relaxamento. Na internet encontramos vários tutoriais de como fazer, vale a pena conferir.

 

  1. Evitar o excesso de informações. Na internet e televisão circulam muitas notícias e informações sobre o COVID-19. Devemos limitar a nossa exposição a tais notícias, pois essas disseminam o medo e a insegurança, provocando estados de angústia e ansiedade. A sugestão é ver o noticiário apenas uma vez ao dia, assim estaremos informados sobre o que está acontecendo sem alterar o estado de humor frequentemente.

 

  1. Fazer atividades prazerosas: para melhorarmos o humor e consequentemente nosso bem-estar é importante fazermos atividades prazerosas nesse período de isolamento. Mesmo estando em casa e com espaço limitado podemos fazer muitas coisas legais! Quem mora com mais pessoas pode organizar atividades para todos fazerem juntos. Nessa hora a criatividade conta muito. Por aqui temos algumas sugestões testadas e aprovadas: jogar baralho, ler, assistir, dormir, cozinhar, testar uma receita nova, fazer a unha, testar um tutorial de maquiagem… até joguinho de celular vale nessas horas.

 

A ansiedade tende a diminuir quando focamos nas variáveis que podemos controlar, isto é, evitar o contato social, lavar as mãos e higienizar maçanetas e superfícies. Isso é o que podemos e devemos fazer no momento. Não nos esqueçamos que essa situação é passageira, vamos juntos fazer a nossa parte e superar a pandemia provocada pelo COVID-19.

Deixe seu comentário