Lance Notícias | 06/04/2020 14:05

06/04/2020 14:05

109342 visualizações

Como viver melhor desenvolvendo coragem e sabedoria: um olhar científico sobre essas virtudes

Você já se deparou com alguma situação da vida que parecia sem saída? Já esteve diante de algum problema sem solução? Ou então, passou por situações tão difíceis que a vontade era de nunca mais acordar?

Bom, se você já passou ou está passando por algo parecido te convido a ler as linhas que seguem, talvez elas podem te ajudar.

É impossível viver uma vida toda sem enfrentar momentos difíceis e desafiadores e são esses momentos que nos permitem desenvolver qualidades extraordinárias como sabedoria, coragem, paciência, temperança, empatia e tantas outras.

 

Momentos difíceis nos fortalecem.

 

Hoje, vamos retratar e discorrer sobre coragem e sabedoria, características desenvolvidas, principalmente, pelas classes militares e que podem trazer benefícios no enfrentamento de problemas do dia a dia, bem como no enfrentamento das consequências da quarentena.

Grandes cientistas como C. R. Snyder e Shane Lopez estão estudando sobre esses tópicos, como se desenvolvem e como contribuem para uma vida melhor – este texto está pautado pelas considerações desses dois autores.

 

Incrivelmente, todos podem desenvolver sabedoria e coragem e se beneficiar delas para ter uma vida melhor.

 A base da sabedoria é composta por cinco fatores: entendimento excepcional, habilidade de julgamento e comunicação, competência geral, habilidades interpessoais e moderação social. A sabedoria trata de questões importantes e difíceis da vida, envolve conhecimento e discernimento. É muito difícil de obter, mas facilmente reconhecível.

A coragem refere-se a assumir responsabilidades e ser produtivo. Também diz respeito a uma postura de reconhecimento de riscos relevantes e utilizar esforços para enfrentá-los. A coragem é formada por um conjunto de qualidades como bravura, autenticidade, entusiasmo e perseverança.

Como a coragem e a sabedoria podem nos auxiliar na resolução de problemas?

Todos enfrentamos problemas diariamente. Com o início da pandemia do COVID-19 fomos obrigados a enfrentar situações nunca antes imagináveis. Tais situações abalam nossa força mental e nossa saúde psicológica.

Surgiram problemas financeiros como falta de dinheiro para pagar as contas mensais e problemas psicológicos como ansiedade, estresse e depressão. Fomos fortemente atingidos pela crise mundial. De maneira diferente e particular, temos nossos problemas e devemos enfrentá-los.

Aqui entra o papel da sabedoria e da coragem.

Juntas elas nos permitem criar uma postura refletiva e voltada a resolver problemas. A sabedoria exige uma análise do que é o problema e de onde está a solução. A coragem segue a identificação do problema, depois da qual há uma definição do mesmo como algo superável e passível de solução.

 

Todo problema carrega a solução

 Nos valendo do pressuposto básico de que todo problema tem uma solução, devemos elencar qual é o nosso problema e buscar as soluções.

Não é fácil, é DESAFIADOR E POSSÍVEL. Venho te lembrar que a jornada da vida é feita de desafios e é assim que podemos desenvolver a sabedoria e a coragem necessárias para uma vida mais satisfatória, bem como contribuir para um bem maior.

 

Problemas e desafios são a oportunidade que temos para evoluir – desde que não desistamos da batalha.

 

 
Referência: Livro: Psicologia Positiva – C.R. Snyder e Shane Lopez.

 

Fabiane Padova -Psicóloga clínica, CRP12/16382

(49) 99924-7155

Deixe seu comentário