Curso de Enfermagem discute cuidado com pacientes

19 de maio de 2016 07:53 | UNOESC na Comunidade
Curso de Enfermagem discute cuidado com pacientes

O curso de Enfermagem, da Unoesc Xanxerê, realizou prática de atendimento. A atividade, que ocorreu no Dia do Enfermeiro (12 de maio), envolveu acadêmicos e professores do curso, idosos que frequentam o projeto Musculação para a Terceira Idade, colaboradores da Unoesc e pessoas da comunidade.

Na oportunidade, no hall do Centro de Convivência da Unoesc Xanxerê, os acadêmicos do curso realizaram testes de glicemia e verificação da pressão arterial, além de repassarem orientações gerais de como cuidar da saúde.

Ao todo, durante três horas, foram realizados 140 atendimentos. Paralelo a essa atividade, aconteceu, no auditório do campus, um teatro preparado pelos acadêmicos da 1ª fase, sobre “Alimentação saudável e higiene bucal e corporal”, apresentado aos alunos do 4º ano da Escola Municipal Pequeno Trabalhador. Após, foram entregues à plateia um creme dental e uma escova de dentes.

 

A Enfermagem na arte de cuidar

A prática de atendimento foi uma das atividades da I Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem, que aconteceu no período de 11 a 13 de maio.

O evento envolveu exposição e apresentação oral de banners pelos acadêmicos, apresentação de um vídeo sobre o cuidado e duas palestras: “Enfermagem e cuidado”, proferida pela Dra. Fabiana Meneghetti Dallacosta; e “Doação de órgãos: um ato de amor”, ministrada pelas enfermeiras Maryellem Cazerari (Hospital Regional São Paulo — HRSP) e Fabiana Floriani (também professora na Unoesc), ambas membros da Comissão de Doação de Órgãos do HRSP.

Na avaliação da coordenadora do curso de Enfermagem, professora Elenir Salete Frozza Salvi, foram três dias produtivos, em que foi possível aplicar a prática nas ações realizadas para promover o cuidado em si.

“O tema do evento foi “A enfermagem na arte de cuidar”, e, com essas atividades, conseguimos mostrar o trabalho do enfermeiro, que é basicamente realizado através da técnica do cuidado”, analisa.

2


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais