Cursos de Xanxerê participam do Dia Mundial de Luta contra a AIDS

5 de dezembro de 2016 14:16 | UNOESC na Comunidade
Cursos de Xanxerê participam do Dia Mundial de Luta contra a AIDS (Foto:Divulgação)

Os cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Farmácia, da Unoesc Xanxerê, envolveram-se nas atividades de conscientização no Dia Mundial de Luta contra a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), ocorrido ontem (1º).

A ação, realizada na praça Alcides Bernardi (centro de Xanxerê), na manhã de ontem, envolveu coordenadores, professores e acadêmicos dos três cursos, que abordaram jovens e adultos que transitavam pelo local, entregando panfletos que tratam sobre a prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Segundo os coordenadores, a ação objetivou conscientizar sobre a importância da prevenção da AIDS.

“A AIDS ainda é uma doença que não tem cura. Na América do Sul, tem diminuído o índice de infectados, mas, no Brasil, esse índice aumentou em 3% nos últimos dois anos. Como os brasileiros têm acesso ao medicamento de forma gratuita, criou-se a ideia de que a AIDS não mata mais, o que é falso”, explica a coordenadora do curso de Farmácia, professora Valeria Furini.

Na avaliação dos coordenadores, a ação atingiu seus objetivos, sendo abordadas mais de 200 pessoas, que receberam, além do panfleto, outras orientações sobre prevenção e uso de preservativos.

Campanha de Prevenção de 2016

A campanha deste ano no país envolve os jovens de 15 a 24 anos, das classes C, D e E, além de profissionais das áreas da saúde e da educação e comunidade escolar.

A ação governamental busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade à doença na população prioritária. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais