Design discute a formação profissional

8 de agosto de 2016 07:51 | UNOESC na Comunidade
Design discute a formação profissional

O curso de Design, da Unoesc Xanxerê, realizou, na semana passada, o evento denominado Toró: Atividades Multidisciplinares. O evento teve o objetivo de apresentar aos acadêmicos cases relacionados à prática profissional, através de palestras e oficinas.

No primeiro dia, aconteceu palestra com o designer Maruan Gosh (egresso do curso de Design da Unoesc Xanxerê), que apresentou dois projetos: Leia a Bula e Design de Interiores (em parceria com o Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê). Em sua explanação, Maruan enfatizou a importância do design gráfico e da ergonomia visual na diagramação de bula de medicamentos, salientando que o design informacional deve ser o foco principal. Além disso, tratou de todas as etapas envolvidas no projeto, ressaltando a necessidade de planejar de acordo com as necessidades e públicos envolvidos.

Já no segundo dia, os acadêmicos participaram de uma repentina (projeto relâmpago) ministrada pelo professor do curso de Design, Aleteonir Tomasoni Junior. Na atividade, as equipes desenvolveram um aplicativo seguindo a metodologia criativa utilizada na empresa Google.

Por fim, no terceiro dia, ocorreram duas palestras. Na primeira, o proprietário da Zagonel (de Pinhalzinho-SC), Roberto Zagonel, destacou a importância do Design em sua empresa. Em sua fala, salientou que a indústria e o design devem estar em consonância com os desejos do público, e para isso acontecer, os profissionais devem estar atentos ao mercado, trabalhar em equipe, buscar a inovação e estarem tecnicamente preparados para a dinâmica de mercado. Na sequência da palestra, os designers da empresa, Marcelo Agostini, Jones Defaveri e Junior Beger (também egressos do curso) apresentaram os produtos por eles projetados, mostrando que o design vai além da estética, considerando fatores como sustentabilidade, logística, marketing e gestão dos recursos e capacidades produtivas da empresa. Além disso, mostraram o projeto de uma luminária pública premiada com o 2º lugar no Prêmio Abilux Design de Luminárias, evento realizado durante a Expolux — Feira Internacional da Indústria de Iluminação (em São Paulo).

E na segunda palestra, a designer Mariângela Gallina conversou com os acadêmicos sobre sua trajetória profissional: das primeiras experiências até o momento em que foi contratada como designer em uma empresa multinacional. Mariângela, que também é egressa do curso, tratou sobre a importância da embalagem para conquistar o consumidor e destacou o design como fator estratégico nas empresas.

Segundo a coordenadora do curso de Design, professora Karina Tissiani, o evento justifica-se pelo fato de que os acadêmicos devem estar preparados para lidar com a dinâmica de mercado, que exige um profissional multidisciplinar.

“Este foi um momento em que os alunos puderam, além de explorar a criatividade, interagir com profissionais e colegas de outras fases do curso, aplicando conhecimentos interdisciplinares”, avalia.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais