Intercambistas do Rotary frequentam disciplinas na Unoesc Joaçaba e Xanxerê

15 de abril de 2016 16:51 | UNOESC na Comunidade
Intercambistas do Rotary frequentam disciplinas na Unoesc Joaçaba e Xanxerê

 

A Unoesc está recebendo, nos campus de Joaçaba e Xanxerê, duas estudantes estrangeiras que fazem parte do programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary. Maria Paula Carreras Machado (17) e Helen Butler (18) estão frequentando disciplinas na universidade como alunas ouvintes, oportunidade para conhecerem um pouco mais sobre o meio universitário.

Em Joaçaba, a venezuelana Maria Paula participa dos componentes curriculares de Geologia, Materiais de Construção Civil I e Laboratório de Materiais, no curso de Engenharia Civil. Ela também frequenta o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Marista Frei Rogério. Quando retornar à Venezuela, Maria pretende estudar Arquitetura e Urbanismo, por isso está adorando a experiência na instituição, que lhe oferece uma base para o seu futuro profissional.

“Todos estão auxiliando para que eu entenda as disciplinas e também aprenda o idioma. Espero sair daqui com aprendizados que possam ser levados para a minha carreira e profissão”, disse a estudante, ao falar sobre a experiência na Unoesc.

Já a intercambista dos Estados Unidos, Hellen Butler, está cursando em Xanxerê as disciplinas de Produção de Texto, Teoria Geral do Direito e Direito Internacional Público, no curso de Direito, além dos componentes curriculares Técnicas Psicoterapêuticas e Avaliações Psicológicas III, no curso de Psicologia. Conforme a estudante, a opção por estes cursos deve-se ao seu grande interesse em aprender sobre como as pessoas pensam, sentem e se relacionam com as outras.

“Pretendo na Unoesc tornar-me mais confiante com o meu português, fazer amizades, experimentar a cultura brasileira e aprender sobre os meus interesses. Já estou gostando de conhecer as pessoas aqui e me sentindo confortável no ambiente da faculdade”, comentou a intercambista.

A presença das estrangeiras na universidade tem o apoio do setor de Mobilidade Acadêmica da instituição. Segundo a professora Kaline Zeni, coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica, tanto o Rotary quanto a universidade estão muito satisfeitos com esta parceria, que proporcionará às estudantes o primeiro momento no contexto universitário, já que nenhuma delas ainda cursa graduação.

“Estamos iniciando esta modalidade, sentindo, observando, mas já certos de que proporcionamos contribuições para estas alunas”, destacou.

Para Fernanda Ternes Durant Gonzales, coordenadora de Inbounds do Distrito 4740, a interação entre os programas de intercâmbio do Rotary e da Unoesc fortalece os objetivos comuns de oferecer aos jovens oportunidades de estudo, convivência, aprendizado da língua e de uma nova cultura.

“A possibilidade de contarmos com esta parceria é a garantia de uma experiência mais plena para estes jovens, o que nos deixa muito satisfeitos”, finalizou a coordenadora.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais