Lance Notícias | 05/10/2021 10:25

05/10/2021 10:25

61016 visualizações

Outubro Rosa: o que há além do diagnóstico?

O mês de outubro é marcado pela Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.

Pensando nisso, o texto da coluna desta semana traz algumas reflexões importantes sobre o que há além de um diagnóstico e que, muitas vezes, passa despercebido aos olhos de quem está “de fora” desta realidade.

O diagnóstico de câncer, de forma geral, não se limita a uma doença física com possibilidade de tratamento e cura. O diagnóstico de câncer está além do que os olhos podem ver e os exames podem registrar.

Ele exige respeito, pois não é “só” mais uma doença. Ele é o câncer.

Ele vai interferir no contexto familiar; vai mexer com sentimentos e emoções e vai deixar a insegurança pairando no ar, pois tudo é desconhecido e incerto.

Ele também vai exigir alterações na vida do paciente oncológico e de toda família. Em muitos casos e por muitos momentos, é ele quem vai ditar o ritmo afinal, os limites são dele e as regras também.

Ele é exigente e não se pode lidar com ele sozinho. E aqui, falamos em cooperação e união.

Sabe aquela frase clichê: “a união faz a força”?

Pois bem, ela é perfeita aqui. É a união de familiares, amigos, vizinhos, conhecidos e de uma equipe imensa de profissionais que produz a força para enfrentar cada nova batalha após o diagnóstico.

Portanto, respeite. Além de um diagnóstico de câncer, há um ser humano enfrentando batalhas, medos, sentimentos e emoções que só ele conhece. Quão vitorioso é esse ser humano!

E se você pode fazer algo, faça. Faça por você hoje, cuide-se.

 

Fabiane Padova – Psicóloga Clínica CRP 12/16382
(49)9 9999-9339
Redes sociais: @psic.fabianepadova.

Deixe seu comentário