Partidos nanicos

2 de agosto de 2016 10:52 | Rogério Côlvero
Partidos nanicos

Sim, é permitido criar um partido político no Brasil se para tal seja observada a Lei. Aí, surgiram os conhecidos partidos “nanicos” que na hora da eleição, dão às caras e buscam acomodações em siglas maiores para conseguirem um lugar ao sol. As vezes dependem até de ajuda para mandar fazer os “santinhos” de propaganda na expectativa de eleger alguns vereadores, por exemplo, no caso nestas eleições municipais. A propósito, em Florianópolis por enquanto são 13 partidos coligados para tentar eleger o candidato Gean Loureiro a prefeito, muitos deles partidos “nanicos”: PMDB, PSDB, PR, PDT, PTB, DEM, SD, PRB, PSC, PPL, PTN, PTC, PRTB.

Dilma, a “santinha”

Foram 100 milhões em desvios. Um técnico da Justiça Eleitoral que analisa as contas da última campanha eleitoral de Dilma Rousseff (PT), estima que o dinheiro desviado para empresas só de fachada na eleição bata em 100 milhões de reais, 30% do total declarado.

Estrela na testa

Na porta de entrada de um supermercado da cidade, um petista de estrela na testa, idoso de 77 anos de idade que ele mesmo se orgulha em afirmar, falava em voz alta para quem quisesse ouvir:  “Viu, tiraram a Dilma e vocês vão ver os preços subindo todos os dias. Todo o bem que o PT fez para este país estão acabando. Podem esperar, faltam poucos dias para Dilma voltar. E aguardem, Lula vai voltar”. Não deu outra, com o devido respeito ao cidadão idoso, uma pessoa de meia idade não se aguentou e largou a voz: “vai prá casa bobão, vai trocar esse fraldão seu velho mijão”. Risos, silêncio.

O DEM vai mandar no país

O Ministro José Serra está preparando a primeira viagem internacional do presidente interino Michel Temer (PMDB). Um dos países a ser visitado por Temer e sua comitiva será a China. Assim sendo, que vai assumir o governo será o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).  As vozes do “gargarejo” já estão falando alto que o DEM vai mandar no país!

FALA POVO

– “ Ao ser confirmado que Rodrigo Maia (DEM) possa assumir a presidência da República, por certo Xanxerê se fará presente na posse com o entusiasmado político Albino Arcari”.

– “Sabia que o povo dos Estados Unidos, na maioria, está pensando como Trump. Fechar com muro a divisa com o México, não deixar mais refugiados entrarem no país, expulsar religiosos etc e tal. ”

– “Aqui em Xrê dizem que, se ele não ganhar as eleições vai entrar em depressão”. Não convém dizer o nome dele. (A.A.)

– “ Pode ser mesmo Pelé quem vai acender a pira olímpica. Ele vai de cadeira de rodas. Bonito seria se, Guga Kurten fosse junto auxiliando Pelé.” (CDC)

– “Estão falando pelas ruas da cidade que já mandaram 3 milhões para a campanha de um candidato. A mala veio antecipadamente”. (J.D.D.)

– “Cada candidato a vereador vai ter que gastar do seu próprio dinheiro na campanha. O partido, pelo jeito, só vaia pagar os “santinhos”. (D.K.)

– “E se não coligar, nem “santinho” vai pagar. ” (D.K.)

– “O patrão ainda pensa que manda no voto do peão. Só se o patrão, como sempre, faz a bonificação, mas sempre com o dinheiro que vem de outra mão”. (A.L.)

-“Oscar Martarello (PDT) voltou a afirmar que “agora não é candidato a nada, mas nas próximas eleições municipais, talvez será”. (CDC)

– “Pode ser papo furado, mas estão falando que a rejeição ao Biasus se iguala a do Avelino”.

– Num para-choque de caminhão: “ O velho vai precisar de emprego em 2017. Ajude.” (A.E.)


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais