Pode ser Miri e Iara

11 de abril de 2016 07:41 | Rogério Côlvero
Pode ser Miri e Iara

Nestas eleições municipais – faltam cinco meses – os políticos de Xanxerê através de seus  partidos apenas apresentaram os seus pré-candidatos a prefeito e número é grande e nenhum foi apresentado como  vice. Deve haver as coligações, como por exemplo, do PSD com o PSDB ou do PMDB com o PT e sabe-se que nestas eleições o PMDB e PSD não estarão juntos. É voz corrente que, depois da decisão de Menegola ser Secretário, a porta se abriu para a tentativa de reeleição do atual prefeito Ademir Miri Gasparini (PSD) e pela lógica, para vice seria um nome do PSDB e quem está mais em evidência no momento é da ex-secretária da Saúde, Iara Helena Calfass. Os demais partidos deverão alinhar suas candidaturas. O detalhe mais importante: nestas eleições quem vai puxar dinheiro, ou como dizem, quem vai “pagar o pato”?  Os partidos considerados pequenos poderão ter dificuldades para bancar as campanhas  tanto para a majoritária como para as de vereadores. Poderá ser um por todos e todos por um ou se tu queres ser candidato então põe a mão no teu bolso. O dinheiro dos partidos deve ficar mesmo nas mãos dos grandes dirigentes “lá por cima” e caindo apenas algumas migalhas por aqui.

A troca de cargos por votos

Os partidos como o PP de Amin, PR de Jorginho e o PSD de Merísio e mais um tanto do PMDB estão mesmo se dispondo a trocar cargos por votos a favor do “fica Dilma”, contra o impeachment. Por outro lado, tem o outro jogo que é do PMDB de Michel Temer já formando o seu “provável” governo e está ofertando, também, cargos. São dos dois lados o assédio, e no quem dá mais. Os partidos querendo garantir os dois lados – com Dilma ficando e com Temer entrando. Como diz um velho caboclo xanxerense das antigas: “são tudo uma cachorrada de guaipecas sarnosos”.

A Terceira Via vem forte

Não há mais dúvidas que os partidos integrantes da Terceira Via vem forte nestas eleições com suas candidaturas a prefeito, vice e vereadores. Os três nomes já apontados – Leandro Júnior Vigo (PR) João Paulo Tatu Menegatti (PTB)  e Alessandro Antoniolli (PT), devem negociar as candidaturas – por exemplo, um na cabeça outro de vice e o terceiro uma disputa a vereador com a Secretaria da Educação em caso de vitória.

O DEM, está aí

Não há dúvidas que o DEM pode vir forte nestas eleições municipais – já apresentou seus pré-candidatos a prefeito: Loacir Angelo Celi e Natan Moreira.  Na minha opinião, depois da saída do Pastor Parizotto que pulou ( outra vez) para outro partido, a turma do DEM ficou mais animada.

E o PMDB, com quem ?

O partido vai disputar com chapa única? Ninguém acredita nesta ideia. Com o PSD, não vai mais coligar, já foi. Coligar com o PT, com o PSDB – são os dois partidos mais historicamente alinhavados, mas, na conjuntura atual, está difícil. A gente ouve partidários de Gelson Saibo, atual vice-prefeito, que será ele o candidato – outros afirmam ser Carlos Colato  e têm aqueles que batem o pé na candidatura de Adenilson Biasus.  Não se pode esquecer que o PMDB é um dos partidos mais fortes de Xanxerê e de toda Santa Catarina. Resta saber se os eleitores vão reconhecer.

Mentira

A oposição ao atual prefeito de Xanxerê espalha por aí que a rejeição ao Miri chega a 67%. É mentira, pois não foi registrada nenhuma pesquisa oficial sobre o assunto. É inveja, pois todos sabem que o Miri foi o único prefeito na história do município que mais asfalto fez nos bairros da cidade. Um papo lançado obviamente para já tentar derrubar um provável candidato a reeleição. Uma pergunta: diante de tanta roubalheira lá por Brasília não seriam os partidos de Dilma e Temer que estão com a rejeição altíssima? Oficialmente sabe-se que Temer ser for candidato a presidente teria apenas 1% da intenção de votos e Dilma com uma aprovação de governo abaixo de 10%.

Dinheiro recuperado

A expectativa da operação Lava Jato da Polícia Federal que está botando a mão dos ladrões espera recuperar R$ 21,8 bilhões roubados da Petrobrás.

FALA POVO

-“Verdade, ninguém mais aguenta ver Dilma e sua turma na TV defendendo-se dos crimes de que são acusados”. (C.C.M.)

-“Golpe mesmo quem deu foi a turma do PT nos cofres da Petrobrás”. (A.F.C.)

-“Vamos falar sério, estes partidos comunistas que ainda bradam aqui no país, ninguém mais acredita. O comunismo já foi… já era, nem na Rússia, nem na China, nem em Cuba. “ (R.A.)

-“O comunismo em Cuba está perdendo as pernas com aquele velho gagá Fidel Castro”. (CDC)

– “Nestas eleições municipais vai ser um salve-se quem puder. Aqueles safados que sempre esperam a grana cair para votar… se deram mal.”

– “Pode haver uma abafa total na Lava Jato de Temer vier assumir a presidência com o apoio do PSDB e outros partidinhos nanicos”.

– “Todos os possíveis candidatos apostam que a mala preta vai chegar e vem da capital. Quero ver como a Justiça Eleitoral vai fiscalizar…”

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais