Lance Notícias | 25/07/2020 14:00

25/07/2020 14:00

242192 visualizações

Porque é tão importante vivermos bem todas as fases da vida?

Durante nossa vida passamos por inúmeras fases. Cada fase é composta por desafios, problemas, conquistas e vitórias, ou seja, os famosos ALTOS e BAIXOS.

Viver bem todas elas soa como um grande desafio, ainda mais em época de muito estresse, ansiedade e cobranças.

Independente dos desafios nós podemos e devemos viver bem todas as fases da vida.

Mas como?

Primeiramente compreender que viver bem não significa ser feliz o tempo todo. Viver bem significa vencer os desafios, solucionar os problemas e superar as dificuldades sem guardar traumas ou crenças disfuncionais para as fases seguintes.

Posteriormente, devemos aproveitar bem a fase que estamos vivendo. Não aproveitar bem a fase que se vive é dar margem ao sofrimento e a angústia. Relembrar demasiadamente momentos do passado ou esperar com muita expectativa o futuro são sinais de que estamos deixando de aproveitar o presente.

O primeiro passo para uma fase bem aproveitada é aceitar os altos e baixos. Cada fase tem suas particularidades, aceitá-las nos permite viver o presente de forma integral.

Lembre-se: não existe fase perfeita. Cada qual conta com seus desafios e suas conquistas.

Outro ponto muito importante é conhecer e viver de acordo com nossos valores, isto é, viver em direção ao que é importante para nós.

Por exemplo: se a família é um valor muito importante para mim, devo fazer escolhas que me aproximem do meu círculo familiar, da mesma forma, devo organizar uma rotina que me permita tempo para estar com meus familiares.

Os valores são diferentes para cada pessoa. Devemos aceitar que nem todos valorizam as mesmas coisas que nós.

Para alguns o trabalho é mais importante do que a família e tudo bem. Para outros, o lazer vem sempre em primeiro lugar e tudo bem também.

Os valores dão sentido para nossa vida e norteiam nossas escolhas. Viver de acordo com eles nos trás segurança, felicidade e bem-estar. Nos perder de nossos valores nos trás sofrimento – é como se nossa vida perdesse o sentido.

 

Fabiane Padova

Psicóloga Clínica/ CRP 12/16382

(49) 9 9999-9339

 

 

Deixe seu comentário