Prática em laboratório para coleta de dados de duas cultivares de uva: niágara rosada e niágara branca

31 de março de 2016 14:56 | UNOESC na Comunidade
Prática em laboratório para coleta de dados de duas cultivares de uva: niágara rosada e niágara branca Foto: Divulgação

No dia primeiro de março, os acadêmicos da 5ª fase de Ciências Biológicas, da Unoesc Xanxerê, participaram de prática em laboratório envolvendo a coleta de dados/avaliação de duas cultivares de uva: niágara rosada e niágara branca. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Bioestatística, ministrado pelo professor Gilberto Luiz Curti.

Segundo o professor, Estatística é uma ciência exata que visa a fornecer subsídios para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados.

“Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão. A estatística fornece as técnicas para extrair informação de dados, os quais são, muitas vezes, incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo; sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam”, explica.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, deve-se planejar a experiência que vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informação relevante para o estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm da amostra.

“Quando não é possível estudar, exaustivamente, todos os elementos da população, estudam-se só alguns elementos, a que damos o nome de amostra. A aula prática teve por objetivo coletar dados referentes ao peso, pH, diâmetro e comprimento de frutos e Brix, de duas populações de duas cultivares de uva, para possível uso desses dados em sala, a fim de organizar os dados, formar gráficos, extrair média, moda, mediana, entre outros”finaliza.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais