Lance Notícias | 05/05/2020 08:14

05/05/2020 08:14

130181 visualizações

Trabalhar virou um “fardo”? Confira 5 dicas valiosas para ser feliz no trabalho

Neste mês comemoramos o dia do trabalhador – data que lembra muitas conquistas para a classe trabalhadora, principalmente no que diz respeito às condições de trabalho. Dentre essas conquistas podemos citar a redução da jornada, o direito ao salário mínimo e a consolidação das leis trabalhistas.

Mesmo com a melhora nas condições de trabalho, verificamos um número cada vez mais elevado de trabalhadores insatisfeitos e infelizes com a atividade que desenvolvem. Segundo O Globo, entre 2009 e 2015 quase 97 mil pessoas foram aposentadas por invalidez em razão de transtornos mentais e comportamentais, com destaque para depressão, distúrbios de ansiedade e estresse pós-traumático.

Também, de acordo com dados levantados em 2017 pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a depressão e o estresse ocupacional estão entre as cinco principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, até 2020, a DEPRESSÃO será a doença mais incapacitante do mundo. Já a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima que entre 20% e 25% da população tiveram, têm ou terão um quadro de depressão em algum momento da vida.

 

Dentre as principais doenças psicológicas relacionadas ao trabalho, podemos destacar a DEPRESSÃO, a SÍNDROME DE BURNOUT e o ESTRESSE OCUPACIONAL. Os sintomas são diversos e podem ser mais ou menos intensos, os mais comuns são: desgaste e esgotamento físico mental, falta de interesse pelo trabalho, sinais de estresse, ansiedade e tristeza.

Os grandes responsáveis pelo adoecimento psicológico no trabalho são, geralmente, silenciosos e invisíveis. São eles: cobrança excessiva, sentimento de desgaste, falta de reconhecimento, acúmulo de funções, metas inatingíveis e falta de recursos para desenvolver as atividades.

Os sintomas aparecem no curso inicial da doença e quando não são tratados – de forma correta e por profissional capacitado – tendem a se agravar, levando a situações extremas como o afastamento do trabalho. Por isso, é EXTREMAMENTE IMPORTANTE e FUNDAMENTAL buscar ajuda quando os primeiros sinais aparecem.

 

Alguém se identificou com os sintomas acima? Trabalhar virou um “fardo”?

 Calma, todas essas doenças têm tratamento e podem ser evitadas. A seguir, 5 dicas VALIOSAS para encontrar prazer no trabalho e desenvolver qualidade de vida:

 

  1. Melhore suas relações interpessoais: manter um relacionamento saudável com os colegas de trabalho ajuda a manter um ambiente agradável e mais fácil de atingir os resultados.

 

  1. Fortaleça sua comunicação: a boa comunicação evita conflitos e harmoniza o ambiente de trabalho. É necessário saber falar e saber ouvir.

 

  1. Maximize o seu potencial: neste quesito, o autoconhecimento é chave fundamental. Devemos conhecer nossos pontos fortes e utilizá-los a nosso favor.

 

  1. Trabalhe com o que você gosta: novamente nos deparamos com o autoconhecimento. Devemos saber quais são nossas aptidões e saber do que gostamos. Assim, fica mais fácil desenvolver o trabalho de maneira saudável e feliz.

 

  1. Não tenha medo de recomeçar: recomeços são importantes e válidos em qualquer fase da vida. Não tenha medo e nem vergonha de mudanças.

 

O trabalho ocupa o maior tempo do nosso dia, consequentemente, da nossa vida. Devemos olhar com carinho para ele e buscar o máximo de qualidade e felicidade. Não importa qual é o nosso trabalho ou qual é o nosso salário, todos podemos e devemos fazer do trabalho algo saudável e prazeroso, respeitando os momentos de dificuldade e desafios, claro.

Lembre-se: ter o trabalho como um “fardo” é pré-requisito para o adoecimento.

Se você se identificou com os sintomas acima, tenha calma e procure ajuda. Todos os sintomas citados têm tratamento. Esteja disposto a mudar, crescer, se desenvolver e ter uma vida MAIS FELIZ.

 

 

 

Fabiane Padova
Psicóloga Clínica – CRP12/16382
(49) 9 9999-9339

 

 

 

Deixe seu comentário