Lance Notícias | 01/04/2020 12:04

01/04/2020 12:04

135788 visualizações

Transtorno de Estresse Pós-traumático: o que é e como prevenir após a quarentena

Vivemos momentos marcados pelo medo, insegurança e incerteza provocados pela pandemia do COVID-19. O isolamento exige rápida adaptação e pode desencadear uma série de sintomas negativos, os quais não estamos preparados para lidar.

Nosso objetivo é manter a saúde mental da melhor forma possível. Desta forma, estudamos dicas valiosas de como lidar com a ansiedade (se você não leu, clique aqui) e evitar o estresse (se você não leu, clique aqui).

Agora é hora de conhecermos um dos grandes vilões que pode aparecer após o período de isolamento: o Transtorno de Estresse Pós-traumático, também conhecido como TEPT.

 

O que é o TEPT?

TEPT é a sigla para Transtorno de Estresse Pós-traumático. É um conjunto de sintomas apresentados após vivenciar, testemunhar ou saber da ocorrência de algum evento traumático.

Sempre se inicia após o evento. Em casos mais graves pode levar ao suicídio.
Os sintomas variam de caso para caso, em geral causam grande sofrimento psicológico.

 

Quais são os principais sintomas de TEPT?

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, DSM-5, alguns dos principais sintomas são:

Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.

Sonhos angustiantes, recorrentes e involuntários do evento traumático.

Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente.

Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.

Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.

Alterações negativas em cognição e humor associadas ao evento traumático começando ou piorando depois da ocorrência de tal evento.

Comportamento irritadiço ou surtos de raiva.

Perturbação do sono

 

Posso desenvolver TEPT após a pandemia provocada pelo COVID-19?

Sim, a pandemia gerou consequências negativas em todo mundo. Além disso, temos que enfrentar a quarentena, ou seja, um período crítico e delicado de isolamento que exige rápida adaptação. Geralmente, não estamos preparados para uma mudança tão drástica na nossa rotina, podendo desenvolver ou agravar alguns sintomas já existentes.

 

Quem pode desenvolver TEPT?
Adultos, adolescentes e crianças acima de 6 anos de idade.

 

Devo me preocupar com o TEPT?

É muito importante ficarmos atentos aos sinais e sintomas. Lembrando que o TEPT tem tratamento e o quadro pode ser estabilizado.

Caso você, algum familiar ou amigo apresente os sintomas é necessário procurar um profissional habilitado para auxiliá-lo, nesse caso, o psicólogo ou o médico.

 

É possível prevenir o TEPT?

É delicado falarmos sobre prevenção do TEPT, visto que é impossível evitarmos que situações traumáticas aconteçam – como é o caso da pandemia provocada pelo COVID-19.

Entretanto é possível termos alguns cuidados durante o isolamento:

Manter boas relações familiares;

Buscar tratamento adequado – caso apresente sintomas;

Cuidar com os níveis de estresse e ansiedade – se estiverem altos procurar ajuda imediata para não agravar o quadro;

Ter um suporte social: amigos, família, dentre outros.

 

Nós, psicólogos, estamos empenhados em prestar esclarecimentos e fornecer o suporte necessário para quem precisa, pois vivemos momentos pautados pelo medo, insegurança e incerteza. Com respeito à vida e cuidando da saúde de cada um, fornecemos atendimento online para que não haja contato físico e aglomerações. Não hesite em procurar ajuda.

 

Referência: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM 5.

Fabiane Padova -Psicóloga clínica, CRP12/16382 (49) 99924-7155

 

Deixe seu comentário