Universo Unoesc recepciona alunos do Ensino Médio no campus de Xanxerê

16 de agosto de 2016 08:18 | UNOESC na Comunidade
Universo Unoesc recepciona alunos do Ensino Médio no campus de Xanxerê

 

A Unoesc Xanxerê, na última sexta-feira (12), teve um de seus dias mais movimentados do ano. Durante a manhã e a noite, aproximadamente 1800 estudantes das terceiras séries do Ensino Médio, de 25 escolas públicas e privadas da região de atuação do campus, participaram do Universo Unoesc.

O evento, com diversas e diferentes atividades (entre ensino, pesquisa e extensão) especialmente direcionadas aos visitantes e organizadas em seis diferentes locais de visita, apresentou os 19 cursos de graduação do campus, além da Mobilidade Acadêmica, do Serviço de Apoio ao Estudante e da Unoesc Virtual.

Já na chegada, os alunos e professores das escolas visitantes, ao descer de seu ônibus, foram recebidos por monitores da Unoesc que os conduziram pelas instalações do campus, onde passaram a receber, de professores e acadêmicos da Unoesc, informações de cada curso.

Uma Central de Informações, localizada entre os blocos C e F e identificada por um balão gigante da Unoesc, auxiliou os visitantes com informações extras. Ainda, em todos os espaços de exposições e blocos, havia cartazes com um mapa pictórico indicando o local onde o visitante se encontrava — esse mapa também estava disponível em uma pasta que foi entregue a cada um na chegada, acompanhada por um brinde (caneta e lápis personalizados).

Os professores visitantes, além de ganharem uma caneca personalizada, puderam degustar de um bom chimarrão, no Cantinho do Mate, instalado no bloco H.

 

Música ao vivo e Festival Gastronômico

Os visitantes também tiveram outras agradáveis surpresas durante sua estadia no campus: em diferentes locais, havia música ao vivo, executada por acadêmicos da própria Unoesc Xanxerê, além de, à noite, show especial com a banda Marujo Cogumelo.

Por fim, nos dois períodos, os visitantes participaram de um Festival Gastronômico, com cachorro quente, cheese, churros e pastel de feira.

 

Esclarecimentos sobre o futuro profissional

Anickael Marcon, de 17 anos e estudante da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik (Xanxerê), gostou da visita, que considerou muito instrutiva.

“Os professores e acadêmicos da Unoesc explicaram muito bem sobre os cursos. Eu já conhecia um pouco da estrutura, pois participei de uma palestra aqui neste ano, mas não sabia que a Unoesc era tão grande”, confidenciou.

Da mesma escola, participou das atividades o professor Luiz Paulo Monteiro. Docente da área de Geografia, formado na própria Unoesc Xanxerê, Luiz avaliou a visita como muito interessante.

“A Unoesc está bem diferente da época em que estudei aqui, de 2002 a 2005 — a universidade cresceu muito. A visita é importante para que os alunos identifiquem o curso de graduação que pretendem estudar, podendo também identificar-se desde já com seu futuro profissional”, observou.

O professor disse que indica a Unoesc aos seus alunos de Ensino Médio, pela estrutura excelente do campus, cursos de qualidade e profissionais gabaritados.

Opinião semelhante compartilha a professora Daniela Salvi, que leciona Língua Portuguesa na Escola de Educação Básica Kyrana Lacerda (Vargeão).

“É importante a visita justamente porque, neste ano, os nossos alunos vivenciam muito o ensino superior, falando bastante sobre o seu futuro nos estudos. Por estarem em um momento de decisão do seu futuro profissional, é fundamental conhecerem as opções que a Unoesc Xanxerê proporciona”, destacou.

Para a professora, foi uma boa iniciativa da Unoesc Xanxerê, apresentando um ambiente bem organizado e com boa identificação, mesmo para quem ainda não conhecia o campus. Além disso, segundo ela, a proximidade com Vargeão facilita os estudos para os que optarem pela universidade.

E Ana Julia Ribeiro Bittencourt, de 16 anos e estudante da Escola de Educação Básica Dom Vital (Ponte Serrada), veio para a visita já vislumbrando seu futuro na graduação: ela pretende cursar Enfermagem na Unoesc Xanxerê.

“A visita é bem importante, pois, daqui a alguns meses, será o local em que estaremos estudando. Tivemos uma boa recepção, tanto por parte dos acadêmicos quanto dos professores, que demonstram gostar do que fazem. Parabéns ao trabalho de todos, que proporcionaram um dia bem produtivo, no qual conhecemos a universidade em sua realidade”, testemunhou.

Outros estudantes muito entusiasmados com a visita foram Juliana Rodrigues (de 16 anos, da Escola de Educação Básica Professor Anacleto Damiani, de Ponte Serrada) e Edivan Barizon (de 17 anos, da Escola de Educação Básica Professor Custódio de Campos, de Xaxim) que, respectivamente, tiveram sua atenção chamada pelos cursos de Educação Física e Psicologia, além de poderem esclarecer muitas dúvidas sobre o ambiente universitário.

Universo Unoesc (8)

Universo Unoesc (6)

Universo Unoesc (5)

Universo Unoesc (4)

Universo Unoesc (3)

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais