Unoesc realiza evento para comemorar 30 anos em Xanxerê

29 de agosto de 2016 09:32 | UNOESC na Comunidade
Unoesc realiza evento para comemorar 30 anos em Xanxerê

 

Na noite desta quarta-feira (24), a Unoesc Xanxerê realizou um evento para comemorar os 30 anos de sua implantação no município. Na oportunidade, a instituição também celebrou os 20 anos de credenciamento, pelo Ministério da Educação, como universidade e homenageou colaboradores e pessoas que foram fundamentais para o seu estabelecimento em Xanxerê.

Estiveram presentes na cerimônia dirigentes, professores e funcionários, autoridades civis e militares e imprensa. Para o vice-reitor de campus de Xanxerê e também presidente da Funoesc, a mantenedora da Unoesc, Genesio Teo, o momento é de comemoração e também de planejamento do futuro.

“Esta é uma data que, para nós, está acima de qualquer outra pelo valor cultural, educacional e principalmente por ter sido o processo pioneiro na implantação do ensino superior em Xanxerê. Nós estamos trabalhando no planejamento estratégico, repensando a Unoesc em alguns sentidos. Nós acabamos de implantar os cursos de Enfermagem e Farmácia e, depois de um período de consolidação desses cursos, estaremos vendo quais serão os próximos passos que vamos dar”, disse.

O reitor de todos os campi da Unoesc, Aristides Cimadon, destacou que a comunidade teve um papel fundamental na implantação e no crescimento da universidade.

“Quero parabenizar nossos dirigentes, professores, a comunidade acadêmica, os estudantes, os funcionários. Agradecer muito o empenho da comunidade, suas lideranças, o poder público. Porque a universidade se faz pela participação da comunidade, e ela se construiu assim, ela não tem dono, não divide lucro. O que nós desejamos é que essa instituição comunitária consiga a cada dia ser mais importante, mais significativa, e estar cada vez mais inserida no meio social”, comentou.

Para o prefeito municipal Ademir Gasparini, ter a universidade instalada no município há 30 anos é motivo de orgulho e inspiração para todos os xanxerenses.

“É um trabalho que marca muito não só na área da educação mas mexe também com a economia de uma região, então a importância da Unoesc aqui no município é bastante grande, sendo uma das maiores universidades de Santa Catarina e uma das melhores do Sul do Brasil. Nós somos um município privilegiado e queremos transmitir nossa gratidão por tudo o que a Unoesc fez e faz no nosso município”, afirmou.

Durante a cerimônia foram homenageados funcionários que completaram 5, 10, 15, 20 e 25 anos de trabalho na Unoesc Xanxerê, além de autoridades que trabalharam para que a instituição se firmasse no município. Entre as premiações, destaque para a entrega de medalha de professor emérito concedida ao professor Narciso Faiten, que prestou seus serviços por cerca de 30 anos, lecionando nas áreas de Ciências Contábeis e Administração.

A Unoesc Xanxerê

A Unoesc surgiu 1986 em Xanxerê com o objetivo de oferecer cursos de graduação aos jovens da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), que precisavam se deslocar para outros municípios, como Chapecó e Palmas por exemplo, para cursar o ensino.

Atualmente, a Unoesc Xanxerê oferece 21 cursos de graduação: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Design; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Bioenergética; Engenharia Civil; Engenharia Florestal; Farmácia; Informática – Licenciatura (Ead); Letras; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Processos Gerenciais (Ead); e Zootecnia.

Todos os cursos possibilitam diferentes projetos nas áreas de extensão e de pesquisa, através de ações comunitárias e de atividades realizadas no Hospital Veterinário, nos núcleos de Assistência Jurídica e de Inovação e Design, no Serviço de Atendimento Psicológico e na Empresa Júnior Expressão Universitária.

Em Santa Catarina a instituição possui cinco campi: Joaçaba, Xanxerê, São Miguel do oeste, Videira e Chapecó, além de outras 14 unidades. A instituição contabiliza 20 mil alunos, mil professores e mais de 600 funcionários.

“Nosso objetivo é a inserção no desenvolvimento das regiões onde a Unoesc se encontra. A nossa grande preocupação agora é com a melhoria dos nossos cursos e na criação de condições para o desenvolvimento da pesquisa, na produção de conhecimento e na criação dos mestrados e doutorados, que significa a alta e a grande especialização que, até hoje, o grande Oeste não teve. Então essa é a nossa preocupação para os próximos anos”, adiantou o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais