Unoesc Xanxerê realizará Cadastro Ambiental Rural 

26 de abril de 2016 15:17 | UNOESC na Comunidade
Unoesc Xanxerê realizará Cadastro Ambiental Rural 

O curso de Engenharia Florestal, da Unoesc Xanxerê, realizará, no próximo sábado (30), atendimento aos proprietários rurais que desejam realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A atividade acontecerá no horário das 8 às 17 horas, no Centro de Atividades Docentes do campus.

O CAR foi instituído pela lei 12651/2012 e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das áreas de preservação permanente, reserva legal, florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Nesse sentido, conforme explica a coordenadora do curso de Engenharia Florestal, professora Graciele Barbieri, todos os proprietários de imóveis rurais, sejam pessoas físicas ou jurídicas, devem realizar esse cadastramento.

“É uma obrigatoriedade federal determinada por legislação do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima). Quem não fizer o cadastramento, tem bloqueado alguns direitos, como crédito rural em bancos”, observa.

O CAR será realizado por professores e acadêmicos do curso de Engenharia Florestal, sem custos. Para isso, o proprietário deve trazer consigo o CPF ou CNPJ (no caso de pessoa jurídica), comprovante de endereço atualizado, matrícula do imóvel atualizada e planta do imóvel (para propriedades acima de quatro módulos fiscais) ou croqui (para pequenas propriedades).

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais