Você sabia que o pai do ministro Teori Zawascki foi vereador de Xanxerê?

31 de março de 2016 14:50 | Rogério Côlvero
Você sabia que o pai do ministro Teori Zawascki foi vereador de Xanxerê? Foto: Divulgação

SEVERINO ZAWASKI – A nossa homenagem

Severino Zawaski, natural de Garibaldi-RS, nasceu em 20 de maio de 1910. Ainda menino, transferiu-se com a família para a Vila de Rezado, hoje município, na região de Encantado-RS. Ali trabalhou com seus pais nas atividades agrícolas até os 20 anos. Depois, aprendeu ofício de carpinteiro e marceneiro. No dia 18 de fevereiro de 1939, Severino casou-se com Pia Zawascki, no município de Encantado.

Em 1946 veio para a região Oeste de Santa Catarina, na então pequena localidade de Faxinal dos Guedes que pertencia ao município de Chapecó, estabelecendo-se com um armazém de secos e molhados. Mais tarde, instalou uma pequena loja de tecidos, roupas e calçados e depois, passou para a criação de gado e em seguida para o cultivo agrícola – área localizada nas proximidades do perímetro urbano do hoje município de Faxinal dos Guedes, sendo utilizada por dona Pia e pela família.

Com a emancipação política de Xanxerê no ano de 1954, a localidade de Faxinal dos Guedes passou a pertencer a este município. Severino tornou-se uma liderança de muito prestígio junto à comunidade de Faxinal. Decidiu então ingressar na política e na vida pública, candidatando-se a vereador no primeiro pleito eleitoral de Xanxerê, eleições de 1954, elegendo-se vereador com outro ilustre faxinalense Ventura Migliorini para representar a comunidade  faxinalense na Câmara de Vereadores de Xanxerê, integrando a primeira legislatura do município entre os anos de 1954 e 1958.

Severino na Câmara trabalhou muito para a emancipação de Faxinal dos Guedes. De seu casamento com dona Pia, frutificaram seus sete filhos, sendo três homens e quatro mulheres com destaque para um deles, Teori Albino Zawascki que atuava como Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e foi nomeado Ministro do Superior Tribunal de Justiça no início de 2003. Hoje é Ministro do Supremo Tribunal de Justiça.  Após longos anos de enfermidade, Severino Zawascki, faleceu em primeiro de fevereiro de 1966, aos 56 anos de idade, no município de Faxinal dos Guedes.

Quem será presidente?

Quando o mês de agosto chegar, na abertura das Olimpíadas do Rio, quem será Presidente? Dilma Roussef ou Michel Temer?  Diante da possibilidade do impeachment da presidente Dilma, caberá ao atual vice-presidente Michel Temer abrir oficialmente as Olimpíadas. Mas, na situação que está o governo, tudo ainda é possível de acontecer, por exemplo, a distribuição de cargos aos 171 deputados – que poderão ou não deixar seus partidos – para garantir os votos necessários a favor de Dilma.  É uma “farra” geral e o toma lá e dá cá é uma negociação vergonhosa desses políticos.

O plano secreto de Lula

Segundo a Revista Veja desta semana, o “plano secreto de Lula para evitar a prisão, é pedir asilo à Itália e deixar o Brasil. O ex-presidente se refugiaria numa embaixada em Brasília, de preferência a da Itália, país do qual sua mulher e filhos têm cidadania e pediria asilo, apresentando-se como perseguido político”. Jango fugiu do Brasil no golpe de 64, mas o caso de Lula é mais semelhante ao de Bettino Craxi, que fugiu da Itália, da Operação Mãos Limpas. O Mentor Um do plano é o ex-ministro Nelson Jobim e o Mentor Dois é o advogado de Lula, Sigmaringa Seixas. Em troca de uma possível anistia, Lula aceitaria ficar dez anos fora do Brasil, asilado no país de sua escolha. O advogado de Lula, porém, já nega a existência do plano. O ex-ministro Nelson Jobim ainda não se manifestou a respeito.

O que disse o Ministro Celso de Mello

O Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, reagiu com palavras duras à insinuação da Presidente Dilma que dizia “ter cinco ministros no STF”. Eis o que disse o Ministro: “Prefiro acreditar que a senhora presidente da República jamais tenha afirmado o que delatou o senador Delcídio do Amaral, por revelar-se moralmente repugnante, politicamente desprezível, institucionalmente inaceitável e superlativamente estúpido o gesto presunçoso de quem pense que, no Estado democrático de direito, o Supremo Tribunal Federal, formado por juízes íntegros e independentes, constitua expressão de seu domínio pessoal”.

FALA POVO

– “Eu também gostaria de ter amigos como tem Lula. Ganhar apartamento, sítio etc. etc…”

-“A militância está instruída para jogar a culpa no juiz Sérgio Moro pela falência do país.”

-“Está muito difícil dos ocupantes mamários abandonarem as tetas – os ditos cargos”.

– “Enquanto a cachorrada briga, a inflação sobe e nem os ossos sobram”.

– “Numa pesquisa Datafolha o ilustre Michel Temer tem só 1% de aceitação para candidato a presidente”.

– “Enquanto as brigas continuam lá em Brasília, nos municípios os trabalhos políticos para as candidaturas é tudo por “debaixo do pano”, quietos.

– “Aqui em Xanxerê tem mais candidato a prefeito do que para vereador. Isto que para prefeito é uma vaga e para vereador são nove vagas.”

– “Dizem que em Xanxerê o povo das antigas não vota em mulher para prefeita. Será?”

——————————————————-

 


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais