Lance Notícias | 09/01/2021 09:32

09/01/2021 09:32

62757 visualizações

Vulnerabilidade x Coragem

Essa semana assisti uma palestra da Brené Brown, e fiquei impactada com a relação que ela faz sobre vulnerabilidade e coragem. Ela é escritora do livro: “A coragem de ser imperfeito”. E me chamou muita atenção como ela desmistifica a vulnerabilidade, normalmente definida como algo incerto, arriscado e que te expõe emocionalmente, quando na verdade, ela é positiva. É dela que nascem emoções importantes que vivenciamos como humanos, como o amor. Isso é a base para se ter coragem.

Vulnerabilidade não é fraqueza, pelo contrário, é coragem. Quem tem coragem em se colocar nesse situação, é porque não está muito preocupado com a reação alheia. Um exemplo é quando você é o primeiro a falar eu te amo, sem saber a reação da outra pessoa, ou expor sua opinião, sem ao menos saber se ela será aceita ou julgada. Normalmente evitamos isso, por nos colocar em uma situação de incerteza, riscos e exposição emocional. Essa situação não te deixa vulnerável, mas sim corajoso, uma vez que você teve a inciativa de expor seus sentimentos ou ideias.
Acredito ser essencial arriscar, desde que estejamos confiantes do que estamos fazendo. Quando a gente erra a gente aprende como NÃO fazer. Maior erro é ter medo das consequências. Tem que ter coragem para fazer as coisas, ou teremos que nos contentar com a mediocridade, com o que somos e temos hoje. Não adianta ter vontade se não tiver coragem. E para conquistar aquilo que não temos ainda, muitas vezes, precisando estar dispostos a nos colocar em uma situação mais fragilizada.

Saiba que muitas vezes a gente se depara com situações que a gente quer conquistar e não sabe por onde começar. E a gente tem que começar pelas coisas mais simples, acreditando que aquilo vai dar certo, aonde a gente nem imagina, criar saídas acessíveis, e que nunca imaginamos que seria um caminho. Coragem é exatamente isso: colocar o coração à frente. Está escrito e não é de hoje: onde está o seu coração, aí está o seu tesouro. Ás vezes algo mais simples pode resultar em grandes resultados, basta se colocar em movimento, com coragem e vulnerabilidade! “Somente quando temos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobrimos o poder infinito da nossa própria luz”, (Brené Brown).

Te convido para me acompanhar nas minhas redes sociais, onde há muita troca de informações.

Telegram

Instagram

YouTube

Deixe seu comentário