24% das pacientes que agendaram, não compareceram no mutirão de mamografia

18 de julho de 2018 07:56
Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
24% das pacientes que agendaram, não compareceram no mutirão de mamografia (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com o Sesc Santa Catarina, atende há uma semana com a Unidade Móvel do Sesc, que realiza exames de mamografia e preventivo. O ônibus está localizado em frente ao Pronto Atendimento Municipal e os atendimentos são realizados por hora marcada, conforme cronograma prévio da Secretaria.

Do dia 9 de julho, quando os exames iniciaram, até a segunda-feira (16), foram realizados 124 mamografias. Porém, seis mulheres não compareceram e, outras cinco não puderam fazer por estarem com menos de um ano amamentando. Já os exames de preventivo de colo de útero, foram 86 e, desses, 46 mulheres não compareceram e não informaram o motivo da ausência. Outras oito não puderam fazer, por motivos técnicos diversos. Em resumo, 24% das pessoas que agendaram os exames, não compareceram.

A secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, ressalta as mulheres que compareçam para os exames no dia e horário marcado, do contrário, tira a vaga de outras mulheres.

“Realizamos o mutirão para atender as nossas demandas, mas precisamos que as pacientes comparecem, se não, tiram a oportunidade de outras pessoas e não podemos deixar que isso ocorra, é preciso cumprir cada dia e horário marcado para o exame”, disse por meio de assessoria de imprensa.

A previsão é realizar mais de 1,1 mil exames de mamografia; 1,2 mil papanicolaus (exame de preventivo), e mais de 1,5 mil atendimentos em educação em saúde. Esta é uma importante ação, para que a mulher cuide de sua saúde. A preocupação da administração municipal é em atender a toda comunidade através dos serviços, porém, esbarra na ausência de muitos pacientes, que solicitam consultas ou exames. Essa prática tem deixado a Secretaria Municipal de Saúde, também, preocupada pois tira a oportunidade de atendimento a outras pessoas.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais