26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo

19 de setembro de 2017 07:31
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (18), usou a tribuna popular na Câmara Municipal de Xanxerê, a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) e APADAVIX, Carla Kris Passetti.

A professora bilíngue citou que trabalha a 16 anos e explicou porque é comemorado o Dia do Surdo em setembro.

“Neste mês tem festas, seminários, palestras, apresentações, audiências públicas para apresentação do movimento surdo mostrando quem é, e o que significa esta comunidade. A única diferença é a audição e a população deve ter entendimento que é uma cultura normal”, afirmou Carla Kris Passetti.

Finalizou agradecendo aos vereadores pela oportunidade e as intérpretes Alice e Sonimara que contribuíram com a tradução simultânea.

Para o presidente Adrianinho, este momento serve para refletir sobre a inclusão e se os surdos estão realmente tendo seus direitos respeitados.

“Relembrando a história e a luta dessa comunidade, tivemos a iniciativa neste ano aqui na Câmara, de realizar a implantação de intérprete de Libras, tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas, sendo uma das melhores formas de incluir os surdos na sociedade, acompanhando as ações dos vereadores”, afirmou Adrianinho.

Esta data do Dia dos Surdos (26 de setembro) foi criada pela Lei nº 11.796/2008 buscando a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) também foi contemplada pelo Decreto 5.626/2005 que tornou obrigatório o ensino nos cursos de formação de professores e nas escolas onde estejam matriculados os alunos com a deficiência auditiva.

O Decreto também obriga os órgãos públicos a terem intérpretes de Libras para facilitar os atendimentos para os cidadãos surdos.

Assessoria de Imprensa


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais