“68% está com o 13º salário comprometido com as dívidas”; especialista orienta

17 de outubro de 2016 10:49 | Comunidade , Economia , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
“68% está com o 13º salário comprometido com as dívidas”; especialista orienta (Foto: Reprodução/Internet)

 

Com a chegada do fim do ano, também se aproxima o recebimento do 13º salário. Este é tido como um extra para os funcionários que trabalham durante todos os meses. O que seria o bônus e poderia ser utilizado para o lazer por exemplo, neste ano, será utilizado pela maioria dos brasileiros para sair do vermelho.

Com a liberação deste valor para os trabalhadores, o comércio tende a se aquecer e estimula a compra e venda, porém, o economista Celito Pandolfi, destaca que meio à crise e a instabilidade nos empregos, a melhor opção é quitar as dívidas.

“68% já está com 13º salário comprometido com as dívidas. Ao pegar este dinheiro, a melhor opção é tentar negociar a dívida do cartão de crédito e cheque especial que possuem as maiores taxas de juros”.

Para quem economizou o ano todo e fez a sua reserva, o economista destaca que este poderá gastar com presente de natal, por exemplo.

“30% teve disciplina durante o ano e fez uma poupança, agora no fim do ano este vai receber o 13º salário, vai poder comprar o seu presente de natal, o seu churrasco, talvez até fazer uma viajem e o resto vai para a poupança também, o importante é ter disciplina”.

 

Promoções relâmpago em janeiro

Como é de costume, o comércio faz promoções no início do ano e isso pode garantir até 50% de desconto real na hora compra.

“Se você guarda o teu dinheiro e você tem o sonho de comprar uma televisão 50 polegadas, por exemplo, nestas promoções relâmpago você consegue comprar por até metade do preço. Então você tira o valor da sua poupança e compra a sua televisão. Ou seja, você realiza o teu sonho e não se endivida, lembrando que é sempre bom não tirar todo o dinheiro da poupança, sempre mantenha uma reserva”, finaliza.

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais