9ª Festa do Vinho de Xanxerê será realizada no dia 8 de julho

11 de maio de 2017 11:25
Comunidade , Evento , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
9ª Festa do Vinho de Xanxerê será realizada no dia 8 de julho (Foto:Alessandra Bagattini/ Lance Notícias)

 

Na noite desta quarta-feira (10), o presidente da Associação dos Produtores de Vinho de Xanxerê utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores para falar sobre as atividades da associação e divulgar mais uma edição da Festa do Vinho que será realizada em 8 de julho no CTG Espelho da Tradição.

Para este ano, a Festa do Vinho será apresentada com algumas mudanças. Além da tradicional degustação de vinhos, os participantes terão a oportunidade de conhecer os queijos e salames produzidos no município.

“Todo ano realizamos um jantar no mês de julho, onde os nossos vinhos são apresentados à comunidade. Neste ano o nosso evento será dia 8 de julho no CTG Espelho da Tradição, onde iremos mudar um pouco a forma de realizar o evento. Neste ano nós teremos apreciação de produtos produzidos no município como queijos e salames. Nós vemos isso como uma forma de fomentar toda essa cadeia e também para que as pessoas possam conhecer os produtos que circulam no mercado municipal”, comente Ildomar da Silva, presidente da Associação.

Ildomar comenta ainda sobre as atividades da associação no município, que foi fundada ainda em 2010.

“A gente vem trazer para vocês um pouco da associação de produtores de vinho desenvolve no município. A nossa associação foi fundada no ano de 2010 e um ano antes iniciamos as atividades informalmente. 17 de agosto de 2010 registramos a associação e ela se tornou oficial. Hoje estávamos com 17 associados e produzimos cerca de 50 mil litros de vinho por ano, mas esse vinho não é legalizado. Porém, é um vinho de qualidade, nós temos o acompanhamento de um enólogo, em parceria com a prefeitura, com o Sebrae, onde foi disponibilizado recurso para a contratação de um enólogo que garante a qualidade do produto. Viemos aqui buscar apoio para dar continuidade a esse trabalho”, explana durante o uso da tribuna.

O presidente da associação comenta ainda que hoje a associação precisa dessa parceria com a administração e com o Sebrae para dar continuidade as atividades.

“Para se ter uma ideia, 50 mil litros de vinho significam cerca de R$450 mil circulando no comércio de Xanxerê e isso gera uma renda não só para os produtores, mas para o comércio no geral. O objetivo da associação é proporcionar ao associado uma assistência técnica de qualidade, boa produção e lucro. Pedimos também que essa casa possa ajudar a associação, junto a municipalidade, para manter o convênio entre a prefeitura, sebrae e a associação, onde o valor não é muito alto, fica em torno de R$6mil ano, onde o Sebrae custeia 50% e a prefeitura os outros 50%. Esse recurso mantém o nosso convênio com o enólogo e continuará nos trazendo qualidade na produção do vinho”, finaliza Ildomar.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais