“A Apae não está passando por momentos difíceis, ela só está cautelosa”, comenta presidente

5 de agosto de 2016 17:05
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
“A Apae não está passando por momentos difíceis, ela só está cautelosa”, comenta presidente A Apae de Xanxerê (Foto: Patricia Silva/ Lance Notícias)

Nas últimas semanas, muito tem se abordado o assunto referente à situação financeira das Apaes de Santa Catarina, onde muitas encontram-se sem recursos para investimentos. A Apae de Xanxerê, atende hoje cerca de 170 alunos e a presidente da associação comenta a situação que a instituição enfrenta.

Ana Maria Modesti, presidente da Apae de Xanxerê, esteve na última quinta-feira (04) em uma reunião na cidade de São Domingos, para tratar de assuntos referentes ao fundo social, “o fundo social ainda encontrasse em negociação, apesar da reunião em São Domingos tem sido muito produtiva”, relata.

A presidente comenta sobre o surgimento do fundo social, “o deputado Júlio Garcia descobriu há 10 anos, uma lei em que 1% da arrecadação total do estado tinha que ir para as entidades beneficentes sem fins lucrativos que são as Apaes. Onde através do número de alunos é realizado uma perspectiva anual, sendo necessário fazer o projeto de gastos com três orçamentos para o ano inteiro”.

Apesar da perspectiva ser realizada anualmente e por números de alunos, Ana comenta que hoje a escola conta com cerca de 50mil reais a menos no orçamento, “ a perspectiva do ano passado para esse ano diminuiu cerca de 50 mil reais, ao invés de receber 280mil como foi no ano passado, esse ano veio uma perspectiva de 230 mil, a Apae de Xanxerê está perdendo de usar esse dinheiro, que gira em torno de 50mil reais e com isso a Apae que não tem reserva financeira sente. Em Xanxerê, não foi demitido, não foi diminuído carga horária e não diminuímos o atendimento do aluno, pois temos o controle com a parte financeira”.

Ana ainda salienta que hoje a instituição, não está passando por momentos difíceis, porém estão sendo tomados todos os cuidados necessários, “ a Apae de Xanxerê não está passando por momentos difíceis ela só está cautelosa e priorizando gastos. Nós não podemos parar pois a reserva termina, pois, os custos também aumentam”.

A presidente ainda destaca que o local sempre é atendido prontamente pela comunidade, “nós lançamos na cidade nossas necessidades e prontamente nós somos atendidos isso nos deixa aliviados, mas estamos sempre atentos. Algumas Apaes estão sim passando por dificuldades, alguns municípios pequenos, algumas estão até no vermelho, que são as do litoral, isso ocorre muito devido ao número de alunos. Porém a de Xanxerê está tranquila, pelo fato da comunidade de Xanxerê nunca abandonar”.

Professores ACTs

Outro assunto que também tem gerado polêmica seria a contratação de professores ACTs, onde o governo afim de cortar gastos, decidiu cancelar a solicitação de novos professores, “a federação catarinense de ensino especial, que é um órgão junto ao Governo Estadual, afim de redução de gastos resolveu cortar e não deixar mais as escolas Apaes, solicitar a contratação de segundo professor que é os ACTs. Foi entrado com um recurso junto ao ministério e saiu uma liminar temporária para que voltamos a contratar, porém a diretora está em uma reunião com a gered para mais detalhes”, comenta a presidente.

“A princípio para área pedagógica a diretora que responde, mas a fundação vai voltar a fornecer professores ACTs que até então estava cortado”, salienta.

Contratação

O governo do estado sede os professores, a Apae contrata todos os profissionais de saúde, de limpeza, o motorista, as cozinheiras, que são com carteira assinada. Hoje estamos com falta de professores, mas devido alguns estar em licença de tratamento. A Apae conta com cerca de 10 profissionais de Saúde paga pelos próprios recursos”, diz Ana.

Rifa

Em busca de novos recursos a escola, está realizando o sorteio de uma rifa, as vendas seguem até o dia 22 de agosto, “a venda da rifa segue até dia 22, é o supermercado Badotti que faz a abertura da semana das pessoas com deficiência, o sorteio vai ser lá durante a abertura, às 14h. Quem quiser adquirir, pode procurar a Apae”, finaliza.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais