Abertas as inscrições para interessados em concluir estudos no Ceja

4 de julho de 2016 16:00
Comunidade , Cultura , Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Abertas as inscrições para interessados em concluir estudos no Ceja (Foto: Bruno Fiorini/Lance Notícias)

Na vida passa-se por algumas etapas fundamentais para um ser humano e os estudos é uma delas. Algumas pessoas com as dificuldades que a vida o impôs, não tiveram oportunidade de concluir os estudos em uma escola regular. Essas pessoas que não concluíram os estudos contam com o Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos).

A diretora da unidade do município, Eva Rodrigues, explica como funciona o período de estudos no Ceja, “podem estar fazendo a matrícula os interessados com 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio”.

A diretora comenta ainda a importância de terminar os estudos, “o mercado de trabalho está cobrando que os profissionais estejam qualificados e essa é uma oportunidade para as pessoas que não concluíram os estudo regularmente terminaram em um período mais curto”, finaliza.

Período de Inscrição

As inscrições estão abertas para os interessado em participar do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) iniciaram nesta segunda-feira (04) e terminam no dia 30 de julho. A diretora da unidade aqui no município, Eva Rodrigues, comenta sobre o período de inscrição.

“Inicia hoje a matrícula para as pessoas que tem interesse em terminar os estudos em um período menor, e vai até o dia 30 deste mês. Os interessados devem comparecer na unidade do Ceja de Xanxerê, que está trabalhando de manhã, tarde e noite”.

Eva salienta ainda que está aberta vagas em todas as disciplinas tanto do Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental, “o Ceja de Xanxerê tem vagas em todas as disciplinas e quem se matricular primeiro garante mais disciplinas”, finaliza.

Documentos necessários

Os interessados devem comparecer na unidade do Ceja que está localizada na Rua Coronel Passos Maia, 691, Edifício Bortoluzzi, 6º Andar, Centro de Xanxerê portando os devidos documentos:  RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar original.

Período que o estudante finaliza os estudos

Ensino Fundamental, o aluno que frequenta os cinco dias na semana concluirá o curso em dois anos (tempo mínimo e carga horária de 1.600 horas), sendo oito disciplinas durante esse período.

5 vezes na semana: 2 anos

4 vezes na semana: 3 anos

3 vezes na semana: 3,5 amos

2 vezes na semana: 5 anos

Ensino Médio, o aluno que frequentar os cinco dias na semana concluirá o curso em um ano e meio (tempo mínimo e carga horária de 1.200 horas). São 12 disciplinas ministradas no curso.

5 vezes na semana: 1,5 anos

4 vezes na semana: 2 anos

3 vezes na semana: 2,5 anos

2 vezes na semana: 4anos

(Dados retirados com o Centro de Educação de Jovens e Adustos)


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais