Abertas inscrições para o ensino médio técnico no IFSC de Xanxerê

6 de novembro de 2017 14:09 | Comunidade , Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Abertas inscrições para o ensino médio técnico no IFSC de Xanxerê (Foto: Google maps)

Estão abertas as inscrições no exame de classificação para o ensino médio técnico do IFSC. Os candidatos têm até hoje, 6 de novembro para se inscrever, pela internet. Os cursos são destinados a quem está concluindo o ensino fundamental e quer começar em 2018 o ensino médio e o técnico juntos no IFSC.

Em Xanxerê são três opções: cursar o Ensino Médio com o Técnico em Alimentos; com o Técnico em Informática ou com o Técnico em Mecânica. Clique aqui e conheça melhor os cursos.

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 55, mas há possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda, inscritos no cadastro de programas sociais do governo federal (CadÚnico) ou doadores de sangue. É necessário possuir carteira de identidade e cadastro de pessoa física (CPF) para se inscrever. Candidatos que não têm acesso à internet podem fazer sua inscrição em um dos 23 câmpus do IFSC, onde haverá computadores à disposição de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento do câmpus.

O exame de classificação está marcado para 26 de novembro, com 10 questões de matemática e 10 de língua portuguesa. Clique aqui para ler o edital e ter acesso a todas as informações.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de metade das vagas no processo seletivo do ensino médio técnico para estudantes de escolas públicas. Dentro dessa reserva, há subdivisões por renda e raça.

Metade das vagas reservadas destina-se a estudantes de escolas públicas com renda bruta familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Dessas vagas, 15,7% serão reservadas para pessoas que se declaram pretas, pardas ou indígenas (PPI). E, dentro da reserva para PPI, há destinação de 21,3% das vagas para pessoas com deficiência. O mesmo percentual se aplica às demais vagas (84,3%) que não são reservadas para PPI.

As mesmas regras citadas no parágrafo anterior valem para a outra metade de vagas reservadas, destinadas a estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio por pessoa. A figura abaixo mostra como é a divisão das vagas no sistema de cotas do IFSC.

Mais informações:

– Edital 02/2018-1

– Câmpus Xanxerê: 49 3441-7900

– Conheça melhor os cursos: clique aqui.

– Inscreva-se aqui.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais