Acadêmicos da unochapecó estarão em Xanxerê realizando trabalho de conscientização contra a dengue

15 de abril de 2016 10:37
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Acadêmicos da unochapecó estarão em Xanxerê realizando trabalho de conscientização contra a dengue (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

 

Neste sábado (16), acadêmicos da Unochapecó estarão em Xanxerê realizando uma ação de conscientização com a comunidade em relação a prevenção do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Janete Rodrigues, coordenadora do Programa de combate à dengue, explica que além da conversa com os moradores, os acadêmicos também estarão distribuindo mudas de citronela, planta que auxilia no combate ao mosquito.

“Neste sábado vamos fazer uma ação junto com a Unochapecó que virá para Xanxerê para um trabalho de conscientização e distribuição de mudas de citronela, doadas pela universidade e por um empresário de Xanxerê. Passaremos pelos bairros Matinho, Vila Sésamo, dos Esportes, Colatto e na escola municipal Paul Harris, onde a escola fará uma atividade diferenciada com os alunos”, explica.

 

Sobre a crotolária

A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais